2013/08/29

Monitoriza o teu sono com o Beddit


A moda da monitorização de tudo o que fazemos está cada vez mais em voga, tendo começado com o tracking das actividades desportivas, passado para o tracking de toda a actividade física ao longo do dia... e agora até durante a noite temos apps e sistemas que prometem registar ao pormenor se estamos a dormir bem, ou não.



Este Beddit tem por objectivo fazer isso mesmo, mas dispensando a utilização de qualquer pulseira ou equipamento no corpo. Desta vez, trata-se de uma faixa que é colocada na cama, por baixo dos lençóis, e que é capaz de detectar o vosso movimento (e supostamente, até os batimentos cardíacos) para criar um perfil da vossa actividade nocturna.


O projecto está no Indiegogo e em poucos dias já atingiu mais do dobro do objectivo pretendido. Com um custo de $99, poderá tornar-se um pouco complicado de justificar quando se pode fazer o mesmo usando outros trackers mais versáteis, ou até mesmo usando um smartphone colocado na cama, usando apps para este efeito. Tudo irá depender de quanto valorizam a monitorização do vosso sono, e quanto estão dispostos a pagar por isso.

Por mim, acho muito bem toda esta monitorização... mas não posso deixar de pensar que estamos ainda a dar os primeiros passos. Mais interessante seria que todos estes sistemas estivessem integrados num serviço global a nível nacional, e que permitisse guardar toda esta informação num perfil clínico acessível pelo nosso médico - e que nos alertasse sempre que fossem detectados sinais precoces de potenciais problemas de saúde. Enquanto toda esta informação for apenas usada de forma "independente" em dezenas de apps e serviços separados, penso que é um enorme desperdício das suas potencialidades.


1 comentário:

  1. Atenção à apneia do sono (não confundir com ressonar)

    Se andam a dormir nas reuniões de trabalho (que é mais de meio caminho andado para ser despedido) e com sonolência o dia todo e não encontram uma explicação (não houve noitadas, parece que dormiram bem a noite toda) pode ser apneia do sono.

    Se dormem com a/o legítima(o) - ou ilegítima(o), tanto faz, mas não é habitual - que diz que vocês de vez em quando param de respirar durante a noite fica aflita(o) e tem vontade de vos sacudir porque pensa "o/a gajo(a) finou-se ou está-lhe a dar alguma coisa" o mais certo é ser apneia do sono. Vão ao médico (otorrinolaringologista ou neurologista), ou clínicas do sono. É coisa séria.

    ResponderEliminar