2013/08/24
OLEDs atingem os 1900K (equivalente à luz de velas)
Investigadores conseguiram criar iluminação OLED com uma temperatura de cor de apenas 1900K - o equivalente à luz de uma vela. Um avanço importante uma vez que iluminação com temperaturas de cor elevadas (aquelas que nos parecem "azuladas", ou habitualmente conhecidas como "cold white") suprimem a produção de melatonina, hormona importante para a regulação dos nossos ciclos diários.
Até ao momento, não havia nenhuma luz produzida electricamente que ficasse abaixo dos 2000K, com as lâmpadas incandescentes "amarelas" a ficarem-se pelos 2500-2700K, o que já reduzia a produção de melatonina em cerca de 40%. Mas com este novo OLED passa a ser possível chegar-se aos 1900K, o que tem um impacto praticamente nulo (inferior a 2%) na melatonina, e sem os inconvenientes das velas.
Os investigadores dizem que será possível atingir os 1600K, referindo ainda que este OLED tem a vantagem adicional de não emitir infra-vermelhos (ou seja, não causará a sensação de calor). Mas ainda teremos que esperar algum tempo até vermos esta tecnologia chegar às lojas, uma vez que ainda há muito trabalho pela frente para melhorar a longevidade destes OLEDs... mas eventualmente, lá chegaremos ao ponto de ter luz em casa que podemos controlar completamente ao nosso gosto e com a temperatura de cor desejada (se bem que no caso das Philips Hue já o podemos fazer, dos 6500K aos 2000K).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)