2013/08/28

Parallels Access dá-te acesso a PCs e Macs no iPad


Há quem considere tablets como os iPad e tablets Android como "brinquedos" por não poderem correr os programas que temos nos PCs. Mas, há muitas formas de resolver esse problema... sem ter que se comprar um tablet com um PC completo. O Parallels é bem conhecido dos utilizadores Mac, permitindo correr o Windows nos seus computadores - e agora, fica também disponível para o iPad (mais ou menos).



Com este Parallels Access não se trata de correr uma máquina virtual no iPad (lá chegaremos) mas apenas de uma app de acesso remoto que permite aceder ao vosso PC ou Mac. Na verdade, acaba por ser algo idêntico a apps como o LogMeIn ou de acesso via VNC ou Remote Desktop. A diferença é que neste caso, em vez de simplesmente termos uma janela para o nosso computador, o Parallels faz algumas modificações para que os programas fiquem mais mais adequados para a utilização num tablet: maximizando os programas, suportando copy-paste e gestos nativos do iOS, corrigindo os toques dados ligeiramente fora dos items, permitindo interacção com elementos de clicar e arrastar tocando neles durante algum tempo, etc.


O grande problema é que para se usar este Parallels Access será necessário subscrever o serviço que custa $79.99 por ano - por cada computador que desejarem aceder! Um preço que certamente irá fazer com que a maioria dos utilizadores continua a preferir usar as apps de acesso remoto que já utiliza, mesmo que não tenham alguns dos pormenores que esta oferece.

De qualquer forma, serve como lembrete de que hoje em dia se poderá começar a dizer que a conectividade será mais importante que o poder de processamento local: e que com esse pressuposto, não será preciso um tablet potente (e caro e pesado) para transformar um qualquer tablet num verdadeiro "PC" via acesso remoto (ou usando uma máquina virtual na "cloud").

1 comentário: