2013/08/07

Portátil Solar com Ubuntu diz adeus definitivo às tomadas


Se gostam de passar o tempo ao ar livre, há um portátil que poderá ser a resposta a tudo o que procuram para poderem usufruir das vantagens da tecnologia longe da civilização. Este Sol Laptop promete ser um portátil robusto, capaz de enfrentar uma utilização mais despreocupada, e tem como principal característica um painel solar que lhe permite continuar a funcionar... enquanto houver sol.

A acreditar nos seus responsáveis, 2h de sol serão suficientes para recarregar as suas baterias, permitindo 10h de autonomia. Algo que, sinceramente, me parece demasiado optimista - especialmente quando de seguida nos dizem que este Sol terá um preço de apenas $300 dólares.

Ora imaginem só... se com 2h de sol têm autonomia para 10h, isso significa que este portátil poderia passar toda a sua vida sem necessitar ser ligado a uma tomada, e trabalhar de forma contínua dia e noite, desde que apanhasse sol durante o dia (e que a noite não durasse mais de 10h).


Uma vez que não são dadas características de hardware (falam apenas de CPU Intel, WiFi, ecrã HD, módulo de comunicação por satélite opcional), teremos que assumir que estarão a usar um qualquer CPU low-power de capacidades modestas, que permitiria o tal baixo consumo (nesta gama de preços não teremos certamente um poupadinho Haswell de última geração) - mas até que isto se torne num produto real que tenha demonstrado o que vale no mundo real... penso que será mais adequado considerá-lo como vaporware.

5 comentários:

  1. System

    CPU: Intel Atom D2500 1.86 GHz Duo Core, Intel 945GSE + ICH7M
    HDD: Seagate 2.5” SATA HDD 320GB
    RAM: Kingston 2-4GB DDRIII SDRAM (Options Available)
    Graphics: 1080p HD Vide, Built-In Intel GMA3600 Graphics
    Battery Operating Time: 8 - 10 hours

    I/O

    Display: 13.3" LCD, WXGA, 1366 x 768
    Camera: 3MP
    Audio: Realtek ALC661 HD Audio, Built-in 2 Speakers | Internal mic + 1/8” input
    3 USB2.0, Headphone jack, HDMI, LAN(10/100), Card reader (SD/MS/MMC)

    Wireless

    Modem: 3G/4G World/multimode LTE
    GPS: gpsOne Gen8A
    WiFi: MIMO 802.11b/gn (2.4/5GHz)
    Bluetooth: Integrated Digital Core BT4.0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem 2 versões uma acho que é à prova de agua e a outra não, 350 e 400 dollars

      Eliminar
  2. Isso seria um sonho! Demasiado bom, mas sonhar não custa!

    ResponderEliminar
  3. Também fiquei com o pé atrás quando li a notícia e duvido muito que tal coisa apareça realmente e com o preço previsto. Hoje em dia para encontrar um portátil robusto mesmo com especificações muito modestas torna-se praticamente impossível nesta gama de preços. Ter um Intel "modesto" talvez seja a opção mas aquilo que é modesto e muito "curto" para um certo SO pode tornar-se bem veloz numa distro Linux desde que bem configurada. Mesmo assim desconfio que essas 10 horas tenham sido "medidas" com programas que não exijam muito mas que numa utilização normal a autonomia será drasticamente reduzida. Tenho por cá alguns bem poupadinhos e sei bem quanto sopram ao visitar alguns sites (como por exemplo este...:-) já para não falar de outras coisas bem mais exigentes.

    Veremos. Como o outro disse, prognósticos só no fim do jogo...

    @braço.

    ResponderEliminar
  4. Com um pouco mais de tempo lá consegui achar o que por aqui já foi especificado:
    http://solaptop.com/en/products/laptops/

    ResponderEliminar