2013/08/16

Resultados do Inquérito sobre o Google Glass


No outro dia pedi-vos para deixarem a vossa opinião quanto ao Google Glass, a respeito da possibilidade do Glass poder vir a ter um preço substancialmente inferior ao que é actualmente anunciado (de $1500 dólares).

Agora, é tempo de vermos que tal foram as vossas respostas, compiladas de um total de 317 participações - e de um público maioritariamente "tecnológico", o que sem dúvida também influenciará os resultados.

Assim sendo... vamos lá espreitar quais foram os resultados... e digam se vão de encontro ao que estavam à espera ou se ficaram surpreendidos:



Quanto aos que estão interessados no Glass, a maioria (44%) diz não estar a pensar comprar - e apenas 16% dizem que sim. Isso deixa 40% de indecisos que certamente optarão por esperar para ver quais as vantagens que o Glass trará (e o seu preço).

Estás a pensar comprar o Glass?
Sim 16%
Não 44%
Talvez 40%


No que diz respeito ao preço, sem surpresas, 68% das pessoas diz que apenas estaria disposta a pagar até um máximo de $299. Se o preço subir para os $399 o número reduz-se para 23%, e no caso de $499 já sobram apenas 7%. Penso que será este o factor fundamental que irá ditar o sucesso ou insucesso do Glass - sendo que qualquer preço superior a $299 irá reduzir drasticamente o número de pessoas dispostas a investir neste novo produto.

Qual o preço máximo que estarias disposto a pagar por ele?

até $299 68%
até $399 23%
até $499 7%
mais de $500 2%


Quanto à sua utilização no dia a dia, 58% dos nossos leitores diz que não teria qualquer problema em andar com um Glass diariamente.

Serias capaz de utilizar o Google Glass no teu dia a dia?
Sim 58%
Não 42%


E de igual forma, estão também perfeitamente à vontade caso estivessem num local onde outras pessoas usassem o Glass (62%). No entanto, há ainda uma percentagem razoável (29%) de pessoas que ficariam ligeiramente incomodadas; e 8% ficaram mesmo muito incomodados, ao ponto de sair do local ou pedirem à pessoa para que removesse o Glass. Parece-me ser indicador de que a primeira geração de "pioneiros" neste tipo de equipamentos terá que lidar com algumas destas situações com relativa frequência.

Como te sentirias ao estar num bar/restaurante/café onde outras pessoas usassem o Glass?

Indiferente 62%
Ficaria ligeiramente incomodado 29%
Sairia do local/Pediria para retirar o Glass 8%


Esta nova geração de equipamentos wearable irá certamente mudar bastantes hábitos sociais, e 65% das respostas dizem que será necessário estabelecer novas leis/regras quanto ao uso deste tipo de equipamentos.

Pensas que serão necessárias novas leis/regras devido a este tipo de equipamentos?

Sim 65%
Não 35%


E por último, os factores a que dão mais importância na compra de um Glass, o preço ocupa o primeiro posto com 44%, mas logo de seguida estão as apps disponíveis (32%), e só depois surge a questão da autonomia (19%).

Qual o factor a que dás mais importância ao considerares a compra do Glass?
Preço 44%
Autonomia 19%
Apps disponíveis 32%
Other 6%


Alguma surpresa nestes resultados, ou vão de encontro ao que esperavam?

3 comentários:

  1. Acredito que os resultados sobre os preços seriam similares caso os intervalos começassem 100€ acima.

    E os resultados sobre sair do bar caso alguém use glass tenham muita lógica quando relacionados com a questão das novas leis.
    Se estão confortáveis para que querem mais leis?

    ResponderEliminar
  2. Por amor de deus, ao menos ponham-lhe umas dobradiças, como nos óculos, para se poder guardar no bolso da camisa ;-)

    ResponderEliminar
  3. "A maioria (44%) diz não estar a pensar comprar - e apenas 16% dizem que sim" ??? Lol, para mim isso é muita falta de IMAGINAÇÃO. Infelizmente, as pessoas são assim mesmo e só lá vão quando verem que todos estão a comprar. E ai sim, vão gritar (como faz um amigo meu brasileiro) “é top, é top”… e se é “top” ele também tem que ter… e pronto!

    ResponderEliminar