2013/08/10

Vidro Super Escorregadio SLIPs


Certamente ainda se lembrarão do milagroso NeverWet, um spray capaz de dar propriedade repelentes a inúmeras superfícies (mas que não é tão milagroso quanto isso na vida real, pois não pode ser aplicado em vidro, criando uma película baça esbranquiçada). Mas investigadores em Harvard poderão já ter a solução para isso com um produto que consegue transformar vidro numa superfície super escorregadia com idênticas propriedade anti-sujidade.


Este produto surge como resposta à necessidade de criar um produto mais robusto e que fosse completamente transparente, e o objectivo parece ter sido conseguido - estando agora na fase de estudo na criação de vidros curvos e também aplicado em plásticos.

... Estão a imaginar o que será ter copos e recipientes em vidro que não precisam ser lavados pois até a última gota escorrerá de lá para fora, quer os usem com água, vinho, ou coisas mais viscosas como ketchup? E que tal pára-brisas nos automóveis onde a chuva, óleo e sujidade deixam de obrigar a constantes limpezas? Venham de lá as aplicações comerciais destes novos vidros, que cá estaremos à sua espera.

1 comentário: