2013/09/27

Apple TV pode ser configurada tocando-lhe com um iPhone


A Apple está a demonstrar tudo aquilo que eu tenho vindo a dizer quanto à "necessidade" do NFC que tanto nos tem sido impingido, mas que como se tem visto, tem demorado a conquistar o mercado por ser algo "novo". Em vez de tentar convencer as pessoas de que têm que comprar coisas novas, com o iOS7 a Apple simplesmente tem dado uso ao Bluetooth para fazer todo o tipo de coisas, como a possibilidade de configurar uma Apple TV automaticamente simplesmente "tocando-lhe" com um iPhone ou iPad.

Este método utiliza o bluetooth e um sistema idêntico aos novos iBeacon (que vão dar que falar nos próximos meses, ora esperem um pouco) para iniciar uma comunicação entre os equipamentos sem chatear os utilizadores.

É que o problema do bluetooth não é propriamente a tecnologia em si mas sim os protocolos que habitualmente são usados e que nos apresentam aquelas chatices dos códigos para emparelhamento inicial, etc. etc. Coisas que não são necessárias caso se desenvolvam e utilizam protocolos mais adequados a este tipo de funções. Por exemplo, no AirDrop para partilha de conteúdos no iOS7 não é necessária qualquer "pré-configuração" para que um iPhone reconheça automaticamente os iPhones que estiverem por perto, incluindo aqueles que são de pessoas que estão nos nossos contactos - possibilitando uma transferência fácil sem emparelhamentos, códigos, etc.

E a grande vantagem, é que com um simples update, a Apple abriu esta porta a equipamentos já com dois anos de idade (do iPhone 4S para a frente).


P.S. Não quero com isto dizer que não haja lugar para o NFC - haverá dezenas/centenas/milhares de situações onde o NFC será uma solução bastante mais atractiva que o Bluetooth. Mas para a grande maioria dos casos em que o NFC tem sido utilizado actualmente... não é isso que acontece, e o bluetooth serviria perfeitamente como sistema mais universal.

6 comentários:

  1. A questão é que o bluetooh tem um alcance muito superior ao do NFC, neste caso não é preciso tocar na AppleTV mas apenas estar perto dela o que não é problema de maior em casa mas no mundo de milhoes de dispositivos bluetooh on não é dificil estarem dezenas deles proximos uns dos outros a tecnologia NFC é bem mais efectiva em garatir que estamos a emparelhar os dispositivos correctos, emparelhamento este que normalmente é feito por bluetooh, por isso estas tecnologias sao complementares. A razão da Apple não a usar é simples com NFC existe a expetativa de interoperabilidade, embora ainda long de perfeita, e a Apple não esta interessada em os seus aparelhos comuniquem sem esforço com outros sistemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a vantagem do bluetooth é que permite georeferenciação milimétrica num raio de 9 metros em redor de uma fonte. Ou seja, em NFC também podes definir que só haja interaccção quando o dispositivo se aproxima a menos de, por exemplo, 5 milimetros do dispositivo com que se quer interagir. É portanto muito mais versátil que o NFC. A única desvantagem, a meu ver, é que um beacon Bluetooth, por muito poupado que seja, e o standar BLE é-o de facto, requer sempre uma fonte de energia. É verdade que uma pilha de relógio põe aquilo a funcionar durante 12 meses ou coisa parecida, mas o NFC (os receptores passivos) não requer fonte de alimentação nenhuma.

      Eliminar
    2. Não sabia que a distancia entre dispositivos era possivel de calcular de forma tão precisa, isso é uma adição nova ao standard pra BLE?

      Sinceremente tenho grandes duvidas que isso funcione the forma eficaz principalmente para dispositivos feitos por diferentes fabricantes, a Appple talvez consiga para os seus dispositivos mas de certeza dado o alcance natural do bluetooh hackers facilmente conseguem enganar o dispitivo sobre a distancia real. NFC dado o seu menor alcance é mais dificil mas claro que tambem não será impossivel de contornar

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Sim, tudo mto bonito, mas a Apple mais uma vez so mexeu o rabo pq viu q todos os outros tao a sair com devices com NFC e ela tinha q fazer algo contra isso... e como n quer nada de fora interaja com os seus produtos...

    "necessidade" do NFC que tanto nos tem sido impingido"
    E até parece q se for por BT, não tem q ser impingido tambem... nem todos os devices, tirando tlmv têm BT...

    ResponderEliminar
  4. O que se apontou logo como "imagem de marca" do iBeacons foi o "Indoor Mapping" (encontrar dentro de um edifício/contrução) onde habitualmente o GPS não é adequado.

    Este post é sobre a Liga de Baseball dos EUA mapear os assentos dos estádios com beacons. Isto seria totalmente impossível com o NFC, como é óbvio. A questão é que o Bluetooth Low Energy e o NFC são mutuamente exclusivos - ou se usa uma ou outra, e os 4cm do NFC condenam-no à irrelevância.

    http://mashable.com/2013/09/26/mlb-at-the-ballpark-app/

    ResponderEliminar