2013/09/20

Bugs de segurança atormentam o iOS7


Ainda mal tempo teve de se acomodar nos iPhones, e eis que já se começam a descobrir falhas de segurança no iOS7. Uma delas até poderá ter desculpa, mas a outra é uma falha recorrente que parece demonstrar que há uma enorme dificuldade em manter um modo de bloqueio que permita algumas operações funcionarem mesmo quando está bloqueado.

A primeira "falha" prende-se com a facilidade com que agora se pode activar o airplane mode. Mesmo num iPhone bloqueado com iOS7, podemos pedir à Siri para activar o airplane mode ou deslizar no novo centro de controlo de baixo para cima para ter acesso a essa função, fazendo com que o iPhone deixe de estar ligado à rede e consequentemente não possa ser encontrado via Find my Phone ou apagado remotamente. Ambos métodos destes "ataque" podem ser desactivadas nas configurações (desactivando o control center e a Siri no lock screen)... para além de que se o ladrão desligar o iPhone, lhe tirar o cartão SIM e o mantiver longe de uma rede WiFi, o efeito é o mesmo (e não esquecer que agora é impossível activar um iPhone sem autorização da conta que o bloqueou).


O segundo tem a ver com o acesso indevido a coisas mesmo com o iPhone bloqueado. Neste caso à galeria de fotografias, que assim permitirá editar, eliminar, enviar as fotos por email ou para as redes sociais, etc.

Não é a primeira vez que o iOS tem destes "buracos" no lock screen, e desta vez é preciso seguir uma sequência que envolve aceder à câmara a partir do lock screen (que correctamente impede o acesso às fotos), seguido de abrir outra app, dar início à sequência de desligar o iPhone, mas depois cancelar e rapidamente aceder à lista do multitasking. Eu tentei várias vezes e não consegui reproduzir, mas há inúmeras pessoas a dizer que o conseguiram, em diversos modelos de iPhone, pelo que há que acreditar neles.

... Fica explicado porque motivo a Apple já andava a testar um iOS 7.0.1, 7.0.2 e 7.1. (E vamos lá ver se os bugs se ficam por aqui.)


6 comentários:

  1. O segundo caso é bem ridículo! É uma falha gritante do sistema. Eu já consegui efectuar essa artimanha. Não é tão fácil, mas com o tempo consegue-se. Já o primeiro caso é uma questão de escolhermos a comodidade de termos comando de voz e acesso imediato ou segurança. Uma das coisas que gostei no Moto X foi a possibilidade de poder comandar o aparelho mesmo com a tela bloqueada, mas lá está a segurança vai-se!

    ResponderEliminar
  2. (e não esquecer que agora é impossível activar um iPhone sem autorização da conta que o bloqueou)

    Carlos

    Podes dar a fonte para ler com calma?

    Thanks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das features do iOS7, o Activation Lock.
      (quick search deu-me este artigo - já serve como exemplo)
      http://www.macworld.com/article/2048739/get-to-know-ios-7-activation-lock.html

      Eliminar
  3. O primeiro não sei se se pode chamar falha.

    O segundo, é preciso atribuir os créditos :)
    Ou só merece quem é um hacker de primeira ?

    "Jose Rodriguez, a 36-year-old soldier living in Spain’s Canary Islands":

    “I had a lot of time to look at the scenery, break the phone or write poetry while waiting for my boss, and I don’t write poetry and already knew the landscape by heart,” he tells me via instant message and Google translate. So he spent hours “trying everything that goes through my head…I submit my iPhone to cruel methods of torture.”

    http://www.forbes.com/sites/andygreenberg/2013/09/19/ios-7-bug-lets-anyone-bypass-iphones-lockscreen-to-hijack-photos-email-or-twitter/

    ResponderEliminar
  4. Se tivermos o iPhone bloqueado por código só podemos fazer chamadas de emergência!
    MENTIRA! Senão vejamos:
    Com o SIRI ligado, e com o iPhone bloqueado, pode dizer "call Maria" e... pronto!
    Mesmo não conhecendo os contactos existentes podemos dizer ao Siri: "call 912345678"... e ele liga!
    Conclusão: Roubam-te o iPhone e, mesmo estando bloqueado, poderão efectuar chamadas para qq numero!

    ResponderEliminar
  5. amigo atualizei meu iphone sexta feira e to com uma dor de cabeça grande ios 7 agora nao concigo mais fazer a ativação ta mim pedindo a conta do antigo dono e eu nao sei onde bixiga ele se encontra tem geito amigo to doido aqui. mim ajude?

    ResponderEliminar