2013/09/14

Canon mostra Vídeo de Pirilampos gravado a 0.01 lux


Certamente já terão passado pela frustração de querer tirar uma fotografia num ambiente escuro mas onde ainda se consegue ver relativamente bem... e descobrir que a vossa câmara (ou smartphone) apenas consegue captar uma imagem completamente às escuras. Até aquelas luzes fraquinhas que vemos perfeitamente com os nossos olhos ficam uma amálgama de pixeis esborratados e indecifráveis. Será então que temos que nos resignar a que seja assim? Não necessariamente... ora espreitem o que este sensor da Canon é capaz de fazer.


A Canon desenvolveu um sensor de imagem especificamente concebido para trabalhar em ambientes de pouca luminosidade - ou melhor dizendo - na mais profunda escuridão, e que é capaz de gravar vídeo Full HD com qualidade surpreendente.


Este sensor full-frame (35mm) é capaz de gravar vídeo mesmo em 0.01 lux, como poderão ver no vídeo que se segue, onde é possível acompanhar os pirilampos na ilha de Ishigaki no Japão, mas onde mesmo a vegetação é perfeitamente visível - melhor do que seria possível ver com olhos humanos. Para referência, uma noite de lua cheia tem cerca de 0.3 lux, enquanto que uma lua de quarto-crescente desce para 0.03 lux... ou seja, três vezes mais do que o ambiente que se segue.

Por agora esta tecnologia destina-se a ser aplicada em câmaras profissionais para as áreas da medicina, vigilância, etc. Mas... esperemos que não demore muito para que a tecnologia nela utilizada possa vir a ser adoptada pelos sensores destinados ao uso em smartphones. :)

1 comentário: