O Google actualizou finalmente a app do Google Authenticator para iOS usada para gerar os códigos de validação 2 step para autenticação no Google e noutros serviços que usem o mesmo sistema - coisa que há muito era aguardada (a app anterior nem sequer suportava ainda o ecrã esticado do iPhone 5). Só que esta actualização chegou com uma surpresa desagradável: quando a instalam limpam todos as contas que já lá tivessem. Coisa que o Google se esqueceu de alertar na descrição da actualização e que apanhará alguns utilizadores de surpresa. (Actualização: o Google já admitiu que foi erro e retirou a app, prometendo uma versão corrigida para breve que não apagará os dados).
Felizmente, a coisa já não é tão trabalhosa como era noutros tempos, e agora é bastante simples repor a situação.
Para isso têm apenas que ir à página do Google dedicada à autenticação: https://accounts.google.com/b/0/SmsAuthSettings
(Se não tiverem acesso à conta do Google por vos faltar o código 2-step, podem usar um dos códigos de backup, ou - mais simples - fazer o pedido de envio de código por SMS para o vosso telemóvel)
Nessa página encontrarão a opção para moverem a app para um novo equipamento.
O processo é o mesmo quer se trate de uma actualização como esta, que nos limpou os dados no nosso smartphone, ou caso tenham trocado de smartphone e queiram passara a utilizá-lo para a autenticação.
De seguida surgirá um QR code que terão apenas que fazer o "scan" com a respectiva app para começarem a gerar os códigos secundários sincronizados (e validá-los, introduzindo um desses códigos como confirmação.
Dica: se tiverem vários smartphones, aproveitem para fazer o scan com todos eles para poderem usar qualquer um como autenticador.
E pronto... um pequeno incómodo que se justifica face à segurança acrescida.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
boa dica ;)
ResponderEliminarSensacional essa dica, estava muito preocupado o que eu faria com meu celular, obrigado!
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar