2013/09/01

Constrói o teu Próprio Simulador de Voo


Podem ter investido em joysticks de qualidade profissional, e até num sistema de três monitores para que o vosso simulador de voo se torne mais imersivo que nunca... mas ninguém pode negar que o que realmente gostaria de ter em casa era um sistema motorizado capaz de nos transmitir parte da sensação física do movimento de um avião (ou automóvel, no caso dos simuladores de corridas).

Este projecto no Instructables mostra como se pode construir um destes sistemas de a custo reduzido, usando tubos de PVC, com um Arduino a servir de interface entre o PC e o controlo do movimento.

O único grande inconveniente (para a maioria das pessoas) é que optaram por usar um sistema de actuação pneumático, o que poderá ter algumas vantagens... mas tem o grande inconveniente de necessitar de um compressor de ar - coisa que não me parece ser lá muito comum na maioria dos lares.

Ainda assim, dará certamente para tirar ideias, já que a estrutura em si poderá ser feita por cerca de $400, e depois é só fazerem as alterações necessárias para que em vez de cilindros pneumáticos utilizem motores eléctricos. Considerando que no caso das corridas até bastaria um simples motor com pouca amplitude de movimento para transmitir a sensação de vibração/aceleração/travagem; não sei porque motivo não há nenhuma marca que nos traga algo "económico" e pronto a utilizar (colocando-se por baixo da base da cadeira, por exemplo).

1 comentário:

  1. para melhorar ainda mais seria combinar com uns óculos rift :)

    ResponderEliminar