2013/09/27

Cria um SSD a partir de 4 cartões microSD


Se têm acumulado cartões microSD ao longo dos anos - o que não será nada difícil - e não quiserem deixá-los a ganhar pó sem serem utilizados, que vos parece a possibilidade de os combinar e transformar num SSD? É isso mesmo que podemos fazer com este adaptador de cartões micro SD para SSD.



Com este "disco" poderão juntar quatro cartões micro SD para criar um disco de memória Flash SATA de 2.5" que promete maior velocidade e acesso instantâneo (até um máximo de 128GB usando quatro cartões de 32GB - classe 10 de preferência).

A ideia poderá parecer boa mas não sei até que ponto é que será realmente aconselhável. É que os cartões microSD não são muito adequados a escritas quase contínuas como acontece num disco/SSD e embora o controlador deste adaptador até possa ser excelente a fazer essa gestão... não me parece que valha a pena arriscar. Para além disso, será provável que utilizem cartões microSD já bastante usados, o que aumentará ainda mais a probabilidade de complicações e falhas - e no caso disto estar a usar os cartões em RAID 0, bastará que um deles falhe para que percam toda a informação no disco (embora não esteja especificado se é o caso).

Considerando o custo de quase $80 (para além dos cartões microSD) e que agora temos discos SSD "a sério" por valores pouco superiores... acho que a melhor opção continuará a ser investirem num disco SSD e deixarem que os vossos micro SD continuem a ser usados nos smartphones e câmaras.

4 comentários:

  1. http://www.pccomponentes.com/samsung_840_evo_ssd_series_120gb_sata3.html
    e ficas com um dos melhores SSDs do mercado

    ResponderEliminar
  2. Pois, concordo com o Carlos (e com o Fernando Miguel)... o preço do adaptador sem armazenamento pouco difere do SSD já com 120GB...

    Acho que isto teria sucesso se custasse uns 20€... e então se arranjassem versão com adaptador ZIF para servir de substituto nos Magalhães...

    Tal como está, tenho de tirar o chapéu pelo esforço, mas não vão ver os meus euros... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Paulo Branco, no ebay encontras adaptadores para ligar cartões CompactFlash em ZIF, por "tuta e meia". Procura no Google por "CompactFlash ZIF adapter".

      Eliminar
  3. http://www.ebay.com/itm/SD-Card-to-1-8-CE-ZIF-50Pin-IDE-HDD-Adapter-Converter-/190396566560?pt=AU_CablesConnectors&hash=item2c54850c20

    Isto ajuda-te?

    ResponderEliminar