2013/09/05

Cross Plane - uma "Pseudo" Wii U no Kickstarter


As semelhanças com o controlador da Wii U serão inegáveis, mas o objectivo deste Cross Plane que tenta a sorte no Kickstarter é bem diferente. Aqui não temos um controlador que também serve como ecrã secundário a uma consola; o Cross Plane é apenas um ecrã portátil com controlos integrados, que poderá ser utilizado com praticamente qualquer consola ou PC com saída HDMI.



À semelhança do que a Nvidia Shield faz com o streaming de jogos vindos de um PC com placa gráfica compatível; temos uma pequena caixa de transmissão que se encaixa na ficha HDMI e que envia o sinal de vídeo para o controlador. Isto permite-lhe ser usado tanto com um PC, como com uma Xbox 360 ou PS4, ou até com uma Ouya.

O ecrã é de 7" e tem uma resolução de 1280x800, com o sistema a ter uma autonomia de 4h (que poderá ser aumentada caso seja angariado valor suficiente).

A ideia é que um sistema como este se torna independente da consola ou PC que tiverem. Hoje poderão estar a jogar com uma Xbox, mas se no futuro comprarem uma PS4 poderão continuar a utilizá-lo. Nesse aspecto poderá ser interessante. Mas não sei até que ponto é que haverá muitos interessados, com um preço que anda nos $340-410 dólares. Por este preço penso que mais valerá investir numa PS4, mesmo se depois ficamos "presos" a um único ecrã (ainda mais quando vamos tendo seguindo cada vez mais no sentido de PCs e consolas poderem dar uso a tablets como ecrãs secundários com conteúdos adicionais em vez de meramente clonarem o ecrã principal - como com o smartglass da Microsoft.)


2 comentários:

  1. Acho um conceito imensamente interessante, até porque só comprei uma PS Vita depois de saber que poderia ser usada como segundo ecrã para a PS4

    ResponderEliminar
  2. Uma correcção, a Vita não será, não é usada como segundo ecrã..."! Cross play e remote play não é sinonimo de uso de 2º ecrã em simultâneo com a TV e interagir com esta, quem quer isso terá de comprar uma WiiU.
    A minha vita com a minha PS3 está longe do publicitado, na PS4 duvido que vá ter grande penetração de mercado logo o software será limitado, a titulo de exemplo o comando move com tanto potencial foi relegado para um punhado de jogos e apenas dois ou três é que são bons jogos, Ou seja uma consola de 200€ + uma consola de 400€ (PS4) não será grande aposta da Sony no campo do 2º ecrã na sala de estar, para não falar nas limitações seja a nível de hardware, software, preço e zero interacção já que não possui gameplay assíncrona como é o caso da WiiU..!

    ResponderEliminar