2013/09/28

Curiosity encontrou "Água" em Marte... mas é seca


Boas notícias: há água em Marte e em quantidades superiores à que se imaginava. Más notícias: as moléculas de água estão combinadas com os elementos no solo, significando que não se trata de simplesmente abrir um buraco e encontrar uma fonte.

Segundo análises recentes do solo marciano, os cientistas descobriram que o planeta vermelho pode conter 2% de água por volume de solo, e que essa distribuição provavelmente se manterá pela totalidade do planeta em vez de estar concentrada apenas nos pólos. Infelizmente essa água está combinada com outros minerais no solo, pelo que será necessário arranjar formas de a extrair de forma eficiente - ao mesmo tempo que terão que evitar outros compostos químicos tóxicos que também existem no solo e dificultarão (ainda mais) a missão de astronautas humanos.

Mas... já sabemos que a vontade de ir mais longe não se deixa intimidar por problemas como estes, que só servem para nos incentivar a encontrar soluções. E quando lá se estiver, ao menos que sirva de lição para que se dê mais valor ao nosso pequenino planeta que nos acolhe e que tanto é maltratado.

1 comentário:

  1. Essa água retida no solo, também se encontra na Terra. Diga-mos que é uma fracção de água no solo, que não fica disponível para as plantas apesar de ela existir. Essa fracção de água é designada como coeficiente ou ponto de emurchimento. Compara o solo como uma esponja. Pega na esponja e coloca dentro de um balde cheio de água e depois retira. Vamos ter de imediato água que escorre com facilidade, depois vamos ter água que só sai da esponja se for espremida, mas ficamos sempre com água na esponja que por muito que esprememos nunca a vamos conseguir tirar. Esse é o ponto de emurchimento.

    ResponderEliminar