2013/09/13

Edição de Fotografias "à Moda Antiga"


Hoje em dia falar-se de edição de fotos é algo imediatamente associado a programas como o Photoshop, mas nem sempre foi assim, e também no tempo das fotografias reveladas com processos químicos havia muito que se podia fazer (e ainda é feito) para criar a imagem "perfeita". Estes mestres da câmara escura conseguem transformar uma fotografia normal numa imagem verdadeiramente excepcional... e agora podemos ficar a saber o que é que isso envolve.



Se numa imagem digital temos total controlo sobre todo e cada pixel individual, numa fotografia analógica as opções são bem mais limitadas, com os métodos mais habituais a serem o "dodge" e "burn". Estes métodos consistem em tapar selectivamente partes da imagem, de modo a que sejam mais/menos expostas - e assim ficam mais/menos visíveis.


Para isso é preciso um planeamento cuidado sobre a imagem original, definindo-se as zonas que irão ser alvo de tratamento, e a criação de um "plano de ataque" para servir de guia durante o processo de exposição.

Hoje em dia não passará de uma curiosidade que apenas os fãs das fotografias analógicas apreciarão, enquanto o resto de mundo continuará a fotografar com os seus smartphones e câmaras digitais, aplicando filtros à Instagram sem pensarem mais no assunto. Mas para todos os que algumas vez assistiram ao vivo à magia de uma fotografia ir surgindo lentamente no papel... sem dúvida que fará recordar parte dessa mística.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)