2013/09/30

Gmail para Android vai ter publicidade e perde o "Cancel"


Já sabemos que o Google nos "oferece" serviços gratuitos porque em troca nos apresenta publicidade. Na web já sabemos que a coluna da direita é usada para mostrar anúncios sempre que o Google acha adequado, mas nos equipamentos mobile isso era algo que não acontecia... mas vai passar a acontecer.

Na nova app do Gmail para Android descobriram-se referências a elementos que fazem antever que o Google se prepara para apresentar publicidade também nos dispositivos mobile (sendo também de esperar que o mesmo aconteça com a versão para iOS). Relembrando que se trata de um serviço que o Google disponibiliza de forma gratuita acho que não podemos reclamar muito desta opção - quer se concorde com ela ou não.

Para além desta que será a alteração mais polémica, a nova app do Gmail vem com outros melhoramentos: como o aviso para emails que ficaram por enviar; apresentação da inicial na caixa de imagem dos contactos nas notificações (para os que não têm foto associada); e uma outra alteração que me parece um pouco estranha.

Nesta nova app do Gmail, a caixa de confirmação do envio de email tem perde o botão de cancel e passa apresentar apenas o botão de "send".


Parece-me um pouco ilógico que seja feita uma pergunta aos utilizadores onde é apenas apresentada uma única resposta possível. Segundo esta nova "lógica", se o utilizador quiser cancelar terá que recorrer ao botão "back" para recuar. Uma opção que me parece um autêntico retrocesso face à evolução que tem sido feita, e que ia precisamente no sentido de ser cada vez menos necessário o recurso ao botão back.

Senão, como se explica que neste caso seja necessário recorrer ao botão back; mas depois no ecrã de composição do email tenhamos no topo a opção para "recuar" para a inbox - que, pela mesma lógica, deveria também ser feito pelo botão de "back"?

Parece-me desnecessário o Google se aventure a reinventar algo que está bem estabelecido como sendo o normal em qualquer caixa de confirmação: a existência das opções de confirmar... e cancelar o que se está prestes a fazer. Esperemos que o Google reconsidere esta opção e a "cancele" antes de chegar ao público.

7 comentários:

  1. Eu já reparei que algumas coisas que o google faz começam a ir para traz quando as coisas digamos que estão boas e eles mexem de mais.

    Ou seja a aplicação pode já estar boa, mas mexem muito nela e começam a estragar...

    ResponderEliminar
  2. hen? para cancelar *qualquer* pop up é clicar noutra area.
    demorei uns dois clicks a me habituar n ter o cancel, mas ta mt bem assim.

    ResponderEliminar
  3. Próximo passo: retirar o send? E passa a clicar-se so no popup box para sim, e fora para não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa ideia! menos uma linha :)
      alem disso esse pop de confirmaçao nem vem por omissao. tem q ser activado. eu tenho no send, para n enviar por engano.

      a serio, para q precisas tu do cancel?

      Eliminar
  4. Nota mental: não aplicar a próxima atualização do Gmail.

    ResponderEliminar
  5. Quanto á questão da publicidade, não me faz grande diferença porque eu uso o AdFree (que recomendo vivamente a quem tem root).
    Já os botões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. percebeste q n sao ads ao lado da app, mas sim entre os emails, como se fossem emails, tal como fizeram na web, certo?

      Eliminar