2013/09/20

Google sabe todas as passwords WiFi do Mundo?


Se têm um smartphone Android e já tiveram que fazer um backup e reposição saberão que o vosso smarpthone continuará a ligar-se às vossas redes WiFi sem que seja necessário re-introduzir as passwords. Aparentemente isto é algo que deixa algumas pessoas bastante preocupadas, pois perante as centenas de milhões de equipamentos Android que existem pelo mundo, e a quantidade de pessoas que deixa que o Google faça o "backup" dos seus Android, isto faz com que o Google tenha acesso a todas praticamente as passwords WiFi do mundo.

Não deixará de ser verdade, mas... será mesmo isso o mais preocupante?

Imaginar que o Google saiba a password das minhas redes WiFi e a de todas as redes que alguma vez me liguei poderá ser preocupante... Mas vejamos... uma vez que uso o gmail como conta de email principal, o Google tem também acesso a todos os emails que envio e recebo há vários anos, incluindo extractos bancários, documentos digitalizados, e todo o tipo de informação - para não falar de que 90% dos serviços online que utilizo estarão associados a este email e como tal, também lá está a informação do registo (username) e uma porta aberta para fazer a recuperação da conta/password.

Dito de outra forma... que o Google saiba as passwords da minha rede WiFi acaba por ser a menor das minhas preocupações - se é que nos queremos "preocupar" com este tipo de coisa. (E o mesmo se aplica a todos os outros serviços "na cloud", em maior ou menor grau dependendo do tipo de informação a que se dedicam e a quantidade de utilizadores que têm(,

Não quero com isto dizer que não se deva dar alguma atenção a este tipo de coisa. Mas a verdade é que no mundo de hoje, cada vez mais podemos constatar que a ideia da privacidade não passa de uma ilusão. E que por mais que se tente manter a nossa informação segura... nunca será possível garanti-la a 100% assim que ela sai do nosso computador... Quem nos garante que o nosso ISP não está a espreitar os nossos dados? Ou que o site a que estamos a aceder não está obrigado a cumprir uma ordem do tribunal para revelar os nossos dados sem poder falar disso?

... Por muito preocupante que seja, penso que é daquelas coisas que mais vale nem sequer pensar (muito) nisso... se quisermos manter a nossa sanidade.

1 comentário:

  1. Fiquei chocado quando fui com o nexus7 pela primeira vez a casa dum amigo (cuja rede wifi estava gravada no meu telemóvel) e ele se ligou automaticamente à rede...

    É aterrorizante quando pensamos só mesmo um bocadinho na quantidade de informação que esses gigantes têm sobre nós... Mas como dizes Carlos, e com razão, é daquelas coisas que mais vale não pensar muito se queremos manter a nossa sanidade mental.

    ResponderEliminar