2013/09/09

Na China 500 Retweets podem dar Prisão


Não devemos colocar qualquer tipo de limitação à liberdade de expressão... mas há também que saber que por vezes convém que se pense antes de dizermos ou escrevermos aquilo que pensamos - nomeadamente se estiver em causa o bom nome ou reputação de outra pessoa. Hoje em dia é relativamente fácil transformar um desabafo numa bola de neve que atinge proporções desmesuradas à custa de likes, partilhas e retweets nas redes sociais. E agora a China acaba de definir qual o limite para a dispersão de mentiras nas redes sociais.

Se se atreverem a enviar um tweet difamatório que consiga 500 retweets ou for lido 5000 vezes; arriscam-se a três anos de prisão.
Claro que há sempre o reverso da medalha, e uma lei desta natureza faz com que todo e qualquer rumor ou desabafo possa eventualmente servir de justificação para se ser enviado para a cadeia. Para muitos chineses esta é apenas mais uma forma da China impor a sua "censura" de forma preventiva, fazendo com que se torne desaconselhado criticar qualquer político, ou tomar alguma iniciativa que possa vir a mobilizar algum movimento popular.

Não sei até que ponto é que este tipo de leis poderá ser realmente aplicada e/ou levada a sério... embora seja fácil falar quando não se está lá e (ainda) vamos podendo falar de forma livre sem sofrer repercussões por isso... tirando algumas excepções.

No mínimo, deverá ser algo que nos faz pensar se por vezes não abusamos um pouco dessa mesma liberdade de expressão e acabamos por fazer mau uso da mesma. Mesmo se for possível dizer-se tudo aquilo que se pensa sem repercussões, por vezes não fará mal nenhum pensar duas vezes sobre se é algo que realmente merece ser dito. O ideal é que não fossem necessárias leis para nos fazer pensar duas vezes sobre isso - nem tão pouco usadas para silenciar aqueles casos em que realmente há que dizer as coisas que deveriam ser ditas.

1 comentário:

  1. É por isso que acho muito interessante a regra das '3 peneiras de Sócrates'

    ResponderEliminar