2013/09/27

Notícias do Dia

O Google faz 15 anos; espreitamos como um CPU big.LITTLE mete os oito-cores em funcionamento simultâneo; passeamos virtualmente pelo CERN; e vimos como um programa de distribuição de iPads "bloqueados" obrigou os alunos dar a volta ao assunto;

Se estiverem pelos lados de Gaia ou Porto não se esqueçam que amanhã temos o nosso encontro-almoço mensal habitual (onde poderemos discutir o recente alargamento do site :). Estão todos convidados, como sempre.


Ballmer despede-se da Microsoft com discurso emocionado


Ainda não sabemos quem irá ser o próximo CEO da Microsoft, mas isso não impede Steve Ballmer de ir fazendo as suas despedidas da empresa que liderou na última década. Num discurso emocionado destinado a todos os funcionários - e onde não conseguiu evitar algumas lágrimas - Ballmer disse-lhes que trabalham para a melhor companhia do mundo e que a MS ainda iria trazer para o mercado a próxima "grande coisa" que irá "mudar o mundo".

Na sua boa e velha tradição, não deixou sequer de dançar em palco... Engrace-se com ele ou não, ninguém poderá dizer que Steve Ballmer não terá sido um dos mais peculiares CEOs do mundo tecnológico.


Toshiba prepara módulo duplo de câmara para smartphones


Parece que os fabricantes cada vez mais se convencem que o futuro da fotografia mobile digital não passa apenas pelo aumento da resolução mais sim pela introdução de novas funcionalidades que permitam fazer coisas "impossíveis" pelos sistemas convencionais. A Toshiba está a preparar um módulo com sensores duplos que permitirá captar fotos com informação adicional de profundidade e que possibilitará fazer coisas ao estilo da "Lytro", como refocar a fotografia a diferentes distâncias mesmo depois de ter sido captada.


iOS 7.0.2 corrige vulnerabilidades no home screen


Já está disponível o iOS 7.0.2 - uma pequena actualização cuja principal novidade é a correcção da falha de segurança que permitia aceder a diversos conteúdos a partir do ecrã inicial de um iPhone bloqueado. A outra correcção (que para nós não será relevantes) é o regresso da opção para se utilizar um teclado grego na introdução de passwords.

... Como tenho dito, cheira-me que esta será apenas a primeira de muuuuitas actualizações e correcções para o iOS7.


Vê como era o Google em 1998



O Google está a celebrar o seu 15º aniversário e tem um easter egg que nos permite ver como era em 1998. Para isso basta pesquisar no Google por "Google in 1998" - que transformará o seu aspecto visual, e depois poderão regressar ao normal clicando no link "take me back to 2013". :)


E claro, também não falta um Google Doodle interactivo onde têm um número limitado de "traulitadas" com as quais têm que bater numa "piñata" para soltar a maior quantidade de doces.


Os Rostos do Facebook


Este curioso projecto The Faces of Facebook decidiu mostrar todas os rostos do Facebook numa grelha gigante. Como se poderá imaginar, mostrar mais de mil milhões de fotos num ecrã é coisa que não resulta muito bem e se torna numa autêntica salgalhada de pixeis... até ao momento em que começamos a fazer zoom in e vemos que realmente se tratam de rostos reais.

Se consideramos que um ecrã Ultra HD 4K tem pouco mais de 8 milhões de pixeis, para mostrar todos estes rostos de uma só vez... bem precisaríamos de dar uso a múltiplos ecrãs de resoluções 16K!

O grande desafio é: serão capazes de se encontrar lá pelo meio? (Se é que ajuda, as imagens estão ordenadas por ordem cronológica... :)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



2 comentários:

  1. Cada vez que anuncia que vai sair as ações sobem.

    Da primeira vez que não disse ao certo quando era a saída subiram 9%.
    Agora que já mostra que a data está perto, estão a subir 2,5%

    https://www.google.com/finance?q=NASDAQ%3AMSFT&ei=LbxFUrCKIYGDwAPsnwE

    Aos acionistas a saída cheira-lhes a dinheiro: Office para Android e iOS, que dá dinheiro a rodos. Em vez disso Ballmer entreteve-se com o Surface RT (agora 2) que só dá prejuízo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembrei-me agora que a Google e a Apple querem 30% do Office para os respetivos sistemas operativos, a comissão habitual - uma mama, na verdade. Talvez Ballmer não estivesse pelos ajustes, lembra-me que se falou-se nisso.

      Eliminar