2013/09/06

NSA espia comunicações "Seguras" e Promove Falhas Criptográficas


A cada dia que passa novas revelações vão mostrando até que ponto chega a espionagem da NSA. Como se tudo aquilo que já foi descoberto não fosse já suficientemente preocupante, agora descobre-se que há ainda mais motivos para preocupações, pois nem mesmo as ligações que se imaginavam ser seguras lhes parecem escapar.



A NSA ataca em várias frentes, desde a utilização dos seus supercomputadores para "crackar" as encriptações a - mais preocupante ainda - gasta $250 milhões por ano para que empresas tecnológicos adicionem propositadamente vulnerabilidades nos seus sistemas de encriptação; para além de também influenciar os próprios "standards" de criptografia para facilitar a sua tarefa.

Posto de forma simples... se até ao momento poderíamos considerar público tudo o que circulasse na net sem encriptação, agora fica em causa se até as ligações que temos aos nossos emails, serviços bancários, e tudo o mais que usa o supostamente seguro HTTPS, não estarão igualmente em risco - e isso inclui igualmente as VPNs, SSL, e tudo o mais que for considerado "de interesse" e usado a uma escala que torne interessante ser alvo das atenções da NSA.

... Todo este incidente Snowden vai ter consequências bastante alargadas a nível da privacidade. E uma delas vai ser certamente a criação de novos sistemas bem mais difíceis de espiar. Por mim... já sabem o que penso... se a ideia é acabar com a privacidade, então que o façam para todos: tornem tudo público, e não apenas acessível a quem tem "escalão top-secret" e depois usa esses poderes para espiar a namorada, vizinho, ou quem bem lhe apetecer. Façam do mundo um "big brother global" onde todos podem saber tudo sobre todos... e ao menos fica tudo em igualdade de circunstâncias. :P

(Considerando que há pessoas que pagam para ver os canais dos reality shows desse tipo, imagino que até seria uma fonte de rendimento bem interessante: "Quer ver o que fazem todos os portugueses em tempo-real? Por apenas 10€ mensais terá acesso direito ao canal NSA-PT! Acessível na sua Smart TV e smartphone. Adira já!")

3 comentários:

  1. Bem vou fechar me dentro de um bunker a três metros debaixo do solo com bloqueio de ondas electromagnéticas de qualquer tipo para ver se não me espiam XD
    Curioso e que com toda essa informação que supostamente tem acesso continuam a acontecer coisas como o uso de armas químicas na siria sem ninguém piscar um olho antes de aquilo acontecer...

    ResponderEliminar
  2. Isto é quase um "à parte", porque o "maná" do que revela Snowden nem dá uma pausa para se respirar (acho que não é só Snowden, tem que ser Snowden e C.ª, não é possível a um mero analista sem funções de chefia de alto nível saber tanto).

    Mas há um lugar, extra, para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, além dos vencedores da 2ª Guerra Mundial e da China. Vai ser ocupado ou pela Índia ou pelo Brasil.

    Obama já disse que apoiava a Índia. A Presidenta Dilma Roussef só consegue que o Brasil seja eleito demarcando-se dos EUA. E é o que tem feito aproveitando as revelações de Snowden, opondo-se vivamente ao sistema de espionagem criado pelos EUA - até ouviram as conversas dela com os assessores durante a campanha eleitoral :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó' p'ra ela:
      "Dilma Rousseff cancela preparativos da sua visita oficial aos EUA" (a seguir cancelou mesmo a viagem)
      http://www.publico.pt/mundo/noticia/dilma-rousseff-cancela-preparativos-da-sua-visita-oficial-aos-eua-1605003

      É verdade que os países não se regem por princípios, regem-se por interesses. Mas quando os princípios e os interesses coincidem "Eu só posso aplaudir" :)

      Eliminar