2013/09/22

O suposto "perigo" do Activation Lock no iOS7


O iPhone e o novo iOS7 são produtos que suscitam paixões, e por vezes - acidentalmente ou intencionalmente - dão azo a artigos como este, onde se pega numa das melhores funcionalidades introduzidas no iOS7, o Activation Lock, e se conseguem arranjar pseudo-justificações sobre como isso será um desastre iminente.


O activation lock é uma funcionalidade que faz com que, depois de um iPhone ser activado e associado a uma conta Apple ID, não possa ser reactivado a não ser que sejam introduzidas as credenciais dessa mesma conta. Para todos os efeitos faz com que mesmo que um ladrão apague por completo o conteúdo de um iPhone, este continuará bloqueado - e portanto, sem qualquer utilidade.

Mas há quem pareça estar assustado com esta funcionalidade (quem tem sido aplaudida pelas autoridades como forma de combater o roubo de iPhones e iPads, e que incentivam todas as marcas a implementarem algo semelhante). No caso do artigo em questão, o sujeito está preocupado que os ladrões vendam iPhone inutilizáveis aos eventuais compradores, que assim serão enganados (em oposição a... comprarem produtos roubados e não serem enganados???)

Fica também muito preocupado que um empregado descontente deixe o iPhone bloqueado quando é despedido (estranhamente não está preocupado que o empregado em questão não deixe "acidentalmente" estatelar o iPhone no chão e passar com o seu carro por cima).

E por último, está muito preocupado que quem se esquecer da password da sua conta Apple ID (e ignorando por completo a parte dos métodos de fazer reset à password) ficarão com os iPhones bloqueados para sempre... e depois deambulando por coisas como as preocupações ambientais da reciclagem destes iPhones "perdidos para todo o sempre" (novamente: interrogo-me o que este rapaz terá andado a beber/fumar antes de escrever o seu artigo).

Como cereja no topo do bolo, a sua conclusão é a de que a Apple precisa de arranjar uma forma fácil de desbloquear iPhones - que, se existisse, derrotaria por completo todo o propósito do Activation Lock.


Têm um iPhone bloqueado? O desbloqueio é simples: basta introduzirem as credenciais com que o bloquearam. Não sabem a password? Sigam os processos de reset da mesma. Simples, barato, eficaz. A única questão que imagino à partida que poderá ser mais complicada, será no caso de morte do utilizador e em que este não tenha deixado ficar a password acessível para os "herdeiros". Mas mesmo nesse caso imagino que a Apple tenha um sistema de reset se forem apresentados os documentos adequados para o efeito (como a maioria dos serviços tem).

Diz o ditado popular "preso por ter cão, preso por não ter"... e neste caso, parece-me que a mesma coisa se pode aplicar ao iOS e ao iPhone. Ora tem demasiados bugs de segurança, ora é demasiado seguro noutros aspectos...

10 comentários:

  1. E o engraçado é que o "Cult of Mac" é supostamente um apologista dos produtos da Maçã! Eu tenho por norma não ter "amores" por marcas, serviços ou sistemas, pois sou apenas um cliente ou (o que é pior) um produto para eles. Uso equipamentos de qualquer marca, adaptados aos meus interesses. Não é porque virou desporto mundial criticar a Apple ou Microsoft que eu me absterei de usar produtos dessas empresas se me forem úteis. No caso específico do iOS 7 é comum, mesmo entre os denominados "iSheeps", ouvir críticas ao sistema. Pois bem, para mim o iOS 7 é a melhor coisinha que a Apple já fez em termos de software móvel. Pode ser o Windows XP da Apple. Precisa evoluir, corrigir bugs e limar excessos, mas a base encontra-se lá. Portanto as críticas sérias e pertinentes ao sistema devem ser levadas em conta, mas asneiras como a do artigo referido entram por um ouvido e saem por outro!

    ResponderEliminar
  2. O meu BB tem esta funcionalidade faz imensos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há maneira de fazer um restauro de fábrica a um BB (achado/roubado/comprado aos ladrões) trocar-lhe o cartão SIM e usá-lo normalmente ?
      No Android é.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. De facto isto tem "ciência". O iPhone OS era extremamente simples, com um número muito reduzido de configurações, mas o iOS tem-se vindo a complexizar.

    Mas tudo assenta na Apple ID: endereço de email e password. De facto dar um endereço de email de um operador, deixar esse operador e perder o acesso à conta é um grande sarilho. Esquecer a password e não saber as perguntas de segurança é outro ainda maior. Dar como endereço de email uma conta @iCloud e esquecer a password, dem.

    Acabei de fazer a actualização para o iOS 7, que tem um passo para a "Bloqueio de Ativação" lembrava-me que tinha posto a Apple ID, mas como agora se está a falar de código de activação, fiquei com dúvidas se não pediu mesmo um código. Confirmei que o "código" é a Apple ID (só podia).

    Acho que é de leitura obrigatória:
    http://support.apple.com/kb/HT5818?viewlocale=pt_PT
    O ecrã mais interessante, o das activações nos casos de restauro de um iPhone que está associado a uma conta de outra pessoa, e de um perdido e apagado é este
    http://support.apple.com/kb/TS4515?viewlocale=pt_PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me ajudem, comprei um Ipod 5 de segunda mão e eu nunca tive algo da Apple e eu não sabia desse bloqueio de ativação, tento entrar em contato com o cara mas ele não vai me atender e nem me retornar, por favor, me ajudem. Obrigado

      Eliminar
  6. Mesmo fazendo um Dowgrade pra uma versao abaixo nao tem cmo fazer ativalção

    ResponderEliminar