2013/09/26

Samsung bloqueia os Galaxy Note 3 à região? [Actualizado]


Estão a surgir relatos preocupantes de que o novo Galaxy Note 3 da Samsung vem bloqueado para funcionar apenas com cartões SIM da região em que foi vendido. Se isto for verdade impossibilitará que um cliente possa levar o seu Note 3 para um país de outra região e usar um cartão SIM de lá para reduzir custos... e é algo que, para ser sincero, não faz qualquer sentido.

Actualização: a Samsung já nos respondeu a clarificar esta situação.

Quem compra um equipamento bloqueado ao operador sabe que não pode usar outro cartão SIM. Mas quando se tratam de equipamentos desbloqueados, nunca ouvi falar de tal coisa como esta compatibilidade por região. É certo que temos a questão das frequências, e que o mais provável é que um equipamento 4G europe não funcione nas redes 4G americanas ou asiáticas - mas no caso do 3G, o roaming "mundial" era algo já praticamente dado como adquirido e sem necessidade de confirmações. Daí a minha estranheza neste aviso de que o Note 3 europeu apenas funcionará com cartões SIM igualmente europeus...

Que motivo poderá haver para que um Note 3 europeu não possa usar um cartão SIM americano ou japonês?

Não sendo por motivos técnicos, a única explicação que resta seria para um maior controlo sobre o fluxo de vendas, para impedir que modelos asiáticos fossem vendidos na Europa ou EUA (ou vice-versa), mas mesmo assim não faz grande sentido precisamente pelo motivo referido para o 4G: quem vai comprar um destes equipamentos quererá certamente comprar a versão adequada ao seu país de origem.

Por isso, olhando para isto seja por que perspectiva for... não me parece ter lógica nenhuma. O mais certo será que este aviso não passe de uma mensagem "mal escrita" que pretendia alertar para essa questão das redes 4G - mas mesmo que seja isso, seria de esperar que uma marca como a Samsung já não cometesse tais erros. Para baralhar ainda mais as coisas, a Samsung na Suiça já disse no Facebook algo contrário, dizendo que o Note 3 poderá usar um cartão SIM de qualquer país depois de ter sido activado com um SIM do próprio país.

Já enviamos estas dúvidas para a Samsung e estamos à espera da resposta oficial.

Actualização:

A Samsung já nos respondeu e clarifica que os Galaxy Note 3 continuarão a funcionar com cartões SIM de qualquer região - desde que tenham sido activados e usados na região de origem. No caso de não terem sido activados, será necessário contactar a Samsung para activar o cartão inicial.

A Samsung justifica isto como sendo para oferecer um serviço de maior qualidade para os clientes em cada região... mas sinceramente não percebo porque motivo isso estará dependente do smartphone ter sido activado com um determinado cartão SIM em determinada região. Que impeditivo há para que esse serviço de qualidade não possa ser fornecido a alguém que compre um Galaxy Note 3 nos EUA e o queira activar na Europa, ou vice-versa?

Mas pronto... acaba por ser um "não-problema" uma vez que todos terão interesse em comprar o modelo adequado à sua região, e assim fica esclarecido que poderão depois usar qualquer cartão SIM de qualquer país e região.


8 comentários:

  1. Amigo Carlos Martins esta situação reporta-se ao note 3, galaxy s4 e s4 mini.

    ResponderEliminar
  2. Ou seja: Não há problemas na compra das telhas...

    ResponderEliminar
  3. Eu estou com este problema estou na Europa e meu galaxy s 3 deu problema de travamento direito, aí comprei um galaxy note 3 , quando coloco o chip da a mensagem cartão sim com rede bloqueada . Então primeiro tenho que abilitar ele com um chip europeu para depois colocar meu chip do Brasil ? Terei que fazer alguma coisa a mais para desbloquear ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Berg, você conseguiu desbloquear? eu comprei um s4, o ativei na europa, porem nao esta funcionando no brasil, da essa mesma mensagem. :/

      Eliminar
    2. Ana Paula e Berg, conseguiram desbloquear seus celulares Samsung (bloqueio de região)? Estou com um problema similar em um Galaxy S5...

      Eliminar
    3. Me encontro com o mesmo problema, meu Note 3 que veio da Suíça consta a mesma mensagem, "Cartão SIM com rede bloqueada" Procurei desbloquear por aqui mais não tive sucesso, me falaram até que o sistema android dele não funcionaria aqui no País, por favor me digam algo a respeito, irei manda-lo de volta sendo que me preocupo que ele chegue com o mesmo problema... Obg desde já, abraços!!

      Eliminar
  4. Boa noite Carlos,
    Comprei um note 3 desbloqueado em Miami e não ativei-o no local de origem, quando cheguei no Brasil o mesmo solicita um código de desbloqueio.
    Baseado em suas informações, levei-o em uma autorizada Samsung e para minha surpresa fui informado pelo técnico que eles não podem fazer nada tendo em vista que só a operadora local pode desbloquear o aparelho.
    Será que você pode me ajudar com esse problema.
    Obrigado
    rinaldovitalo@gmail.com

    ResponderEliminar