2013/09/27

Sony QX100 - Câmara do Futuro ou Experiência Falhada?


As curiosas lentes câmara da Sony já começam a dar que falar (a QX10 e QX100) e parecem estar a obrigar a um "reformatar" do conceito como encarámos as câmaras fotográficas. Na sua essência estes produtos são câmaras reduzidas ao essencial: a lente e o sensor de imagem, e com uma bateria e electrónica suficiente para comunicarem com um smartphone que actuará como ecrã e controlador de todo o sistema.



A QX100 custa cerca de $500 mas oferece-nos o mesmo conjunto que a Sony vende por $750 na RX100 Mk II. Mas será que este diferencial de preço se torna atractivo? Se na QX10 temos um sensor de 1/2.3" e zoom óptico de 10x, na QX100 temos um sensor de 1" com uma lente Carl Zeiss de melhor qualidade com zoom de 3.6x. Depois do emparelhamento inicial via NFC, a comunicação é feita via WiFi, permitindo ver as imagens "ao vivo", embora com algum lag que poderá prejudicar um pouco a experiência, especialmente se a quiserem usar para captar cenas em movimento (as lentes têm controlos dedicados de zoom e disparo, embora seja mais prático usar os controlos da app no smartphone para esse efeito).

A colocação da lente num smartphone também faz com que o sistema pareça desequilibrado devido ao peso da lente - mas por outro lado, nada vos obriga a ter que manter a lente nessa posição. Poderão colocá-la em locais "artísticos" e controlá-la remotamente a partir do vosso smartphone tal como faria se estivesse encostada a ele. Quando é tempo de dar o disparo ou gravar vídeo... a qualidade das imagens fala por si.

O grande problema é que para quem quer qualidade de imagem, o diferencial de preço ainda não me parece ser suficientemente atractivo (no caso da QX100) face a uma máquina completa que podemos usar sem depender de um smartphone. Mas considerando que esta é apenas a primeira geração de câmaras-lente, não me custa imaginar que no próximo ano a Sony nos traga uma nova geração, com comunicação mais rápida e que faça desaparecer os atrasos no preview das imagens em directo - e possivelmente com preço mais competitivo; e quando isso acontecer... teremos que repensar seriamente se o futuro das câmaras não seguirá inevitavelmente nesta direcção de ter o sensor e lente separados do "corpo" da máquina - e assim permitindo um fácil upgrade tanto de uma parte como da outra. Eventualmente, até talvez se torne possível ter uma base de sensor com encaixe de lentes tipo DSLR que possibilite a troca das lentes mantendo o sensor, o que daria ainda uma maior versatilidade ao sistema.

A mim, parece-me que o futuro segue por aqui... agora falta saber se o mercado concorda ou nem por isso! :)

4 comentários:

  1. O conceito é interessante, e sem dúvida que era bom podermos apostar numa câmara que não tivesse que ser trocada quando se troca de smartphone, mas tenho receio que a largura de banda do sensor para o CPU do smartphone seja insuficiente para permitir futuras inovações por software como HDR video ou panorama / photoshpere (ou até aplicações que fazem o HDR com varias fotos com exposições diferentes, portanto será que permite fazer o HDR por software com algoritmos futuros), ou (barcode scanner: a resolução que chega no preview certamente não é mais de 720p na melhor das hipóteses 1080p será suficiente para ler codigos de barras - claro que não é importante para este caso, mas é uma aplicação como muitas outras).
    Será que permite fotografar em RAW?

    ResponderEliminar
  2. A possibilidade de controlar a câmara à distância através de uma app é realmente o que a acho ser mais atractivo... mas isso poderiam aplicar em qualquer máquina. ... assim sendo não acho assim muito interessante este conceito!

    ResponderEliminar
  3. A possibilidade de controlar a câmara à distância através de uma app é realmente o que a acho ser mais atractivo... mas isso poderiam aplicar em qualquer máquina. ... assim sendo não acho assim muito interessante este conceito!

    ResponderEliminar
  4. li num forum com data de 2009 que alguns achavam que tela articulavel numa dslr ano era confiavel,rsrs
    Essa jogada da sony pode nao dar em nada , mas tambem pode ser o futuro, se ainda nao fotografa em raw ou se ainda nao filma em 4k é questao de tempo

    ResponderEliminar