2013/09/03

Suspensão GenShock gera Energia com os buracos


Já temos visto vários projectos que querem usar o caminhar das pessoas para gerar energia, mas... mais que as pessoas, não seria igualmente interessante aplicar o conceito aos automóveis? A suspensão GenShock quer fazer isso mesmo, e parece que agora está mais próxima de tornar realidade o seu conceito graças a uma parceria com a ZF.



Para além de se tratar de uma suspensão activa, que permitirá aumentar o nível de conforto (podendo até antecipar os buracos na estrada, se for usada em conjunto com outros sensores), a grande novidade é que funciona também de forma regenerativa, gerando energia com as oscilações da estrada - de forma idêntica ao que já é usado em muitos veículos nos sistemas de travagem.

Este será um sistema que seria particularmente eficiente em Portugal, já que quantos mais buracos e irregularidades houver, mais energia será gerada! Ou seja, em algumas das nossas estradas, esta supensão seria certamente capaz de esticar a autonomia de um veículo eléctrico em 100% ou mais! ;P Mas falando a sério, há ainda outra vantagem que esta suspensão possibilita - e que fará relembrar os bons velhos tempos das suspensões hidráulicas dos Citroën - a possibilidade de levantar uma roda para facilitar a troca dos pneus.

Podem ver um vídeo desta suspensão GenShock em acção aqui (tem o embed disabled), e onde também se pode ver como podem fazer um carro dançar.

1 comentário:

  1. Ja estou a imaginar o 50Cent a encomendar uns kits pra ele ou o Ali G :D
    Mas agora a sério, acho que seria bom para utilização na Madeira, em que praticamente é curva-contra-curva. Só em despesa de pneus e desgaste de suspensão... ;)

    ResponderEliminar