2013/10/30

Apple substitui iPhones 5S com problemas de autonomia reduzida


Ter que esperar mais algum tempo para que os novos iPhones 5S e 5C cheguem ao nosso país poderá ser frustrante para alguns, mas tem também a vantagem de permitir detectar alguns dos quase sempre inevitáveis problemas iniciais de fabrico. No caso do iPhone 5S, alguns utilizadores estão a deparar-se com autonomias anormalmente reduzidas ou que demoram exageradamente a ficar totalmente carregados.


Felizmente, em vez de ser um dos casos ignorados (e eliminados) nos fóruns de suporte, desta vez trata-se de um caso que já foi reconhecido pela Apple, que diz estar a contactar os utilizadores com iPhones afectados por este problema para que sejam substituídos.

A Apple não explicou detalhadamente qual a origem do problema, referindo apenas que é devido a um problema de fabrico e que afecta um número bastante reduzido de iPhones 5S; com os sintomas a serem o tempo de carregamento mais longo, ou a autonomia reduzida. Embora inicialmente se suspeitasse que o problema fosse a bateria, as declarações vagas da Apple quanto a um "problema de fabrico" abrem a hipótese de que o problema não seja propriamente a bateria, mas qualquer problema na montagem.

Seja como for, o que importará aos clientes com iPhones 5S afectados por este problema é que a Apple já reconheceu este problema e está a tratar dele. E quanto aos modelos que estão a chegar ao mercado nacional, espera-se que já ninguém tenha que passar por esta situação.

3 comentários:

  1. Por curiosidade, o que e considerado "tempo reduzido de bateria"?
    O meu esta a durar cerca de 4h30 a 5h30 de utilizacao (e entre 8h a 24h de standby). Parece-me relativamente bom mas...sei la se e ou nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso a mim parece me bastante reduzido. Nas 4h30 a 5h30 de utilizacao é discutivel, dependendo do tipo de uso, mas o tempo em standby parece me esclarecedor... Eu possuo um Oppo Find5 que no actual firmware instalado tem claros problemas de autonomia e consigo melhor que isso.

      Dito isto, nao tenho um iPhone 5s portanto nao poderei analisar pra dar uma comparacao valida, mas da experiencia que tenho com iphones sao telemoveis pra carregar todas as noites sim, mas levando uma boa tareia durante o dia.

      Eliminar
    2. Tenho um iPhone 5, que em uso normal dura mais de um dia, dia e meio.
      Agora, se usar com um navegador de GPS, com o ecrã sempre ligado, a bateria esgota-se.
      O tipo de utilização diária de cada pessoa é variável e os padrões não ajudam, ninguém vai passar x horas a telefonar, y a ver vídeos, e z em standby, para ver se está dentro dos padrões.
      Há dicas para poupar bateria, mas há uma coisa que acho importante - não melhora a duração da bateria, mas resolve o problema do indicador de bateria, caso esteja descalibrado (o que é frequente depois de uma actualização do SO - fazer um ciclo de carga completo, que para mim é deixar descarregar totalmente a bateria e voltar a carregá-la completamente.

      Eliminar