2013/10/04

Arduino TRE corre Linux "completo"


Se dão uso regular aos Arduino mas estão constantemente a bater nos limites do que podem fazer, irão gostar de saber que está para chegar o mais potente Arduino até à data: o Arduino TRE.



Este Arduino TRE dá uso a um CPUI ARM Cortex-A8 da Texas Instruments (Sitara AM335x) que lhe premitirá correr um Linux "completo" em vez das versões reduzidas que habitualmente encontramos nestas máquinas. Isto abre o caminho para a utilização deste Arduino com ecrãs de alta-resolução, gráficos 3D, ligações de rede e comunicações wireless, e muitas coisas que até ao momento estavam fora do domínio dos Arduino e necessitavam de um PC dedicado. Aliás, o TRE dispensa até a necessidade de um PC separado para ser programado.

Para além do seu potente CPU principal, o TRE conta ainda com dois microcontroladores programáveis independentes que podem ser usados para funcionalidades em tempo real como controlo de motores ou PWM. O sistema é anunciado como sendo "até 100 vezes mais rápido que um Arduino Leonardo ou Uno".

O TRE acaba por ser um sistema que oferece uma solução dois-em-um, com o núcleo mais potente a dar as possibilidades de um "PC", e um Arduino adicional a dar acesso a todo o ecossistema de módulos e placas de expansão (os populares "shields") da plataforma. Só falta saber quanto é que este brinquedo irá custar...

1 comentário:

  1. O grande concorrente vai ser a placa Intel® Galileo (http://newsroom.intel.com/docs/DOC-4413).
    Segundo a informação existente, está será mesmo um só "Arduino" , pois um sketch existente actualmente para uma placa Uno, Mega ou Due, pode ser recompilado para o Intel Quark. Alem disso pode também correr Linux.

    O Arduino TRE será interessante devido à sua ligação ao projecto BeagleBoard, podendo utilizar muitos dos recursos já existentes (mesmo CPU do BeagleBone Black que permite inclusive correr Android)....no entanto só vai estar disponível só lá para a primavera de 2014. Quem quiser já, algo parecido pode utilizar a BeagleBone Black.

    O Intel Galileo, estará disponível antes do Natal... e já faz parte da minha lista de desejos :)

    Bom Fim de Semana

    ResponderEliminar