2013/10/30

Atenção com os Leilões Fraudulentos


Um dos nossos leitores alertou-nos para uma situação que poderá causar alguns dissabores (e dinheiro perdido), e para a qual será conveniente estarem informados. Penso que já nem será necessário dizer que se deve ignorar todo o tipo de popups e sites que dizem que ganhamos milhões de euros, ou que nos querem dar um smartphone/tablet/computador/etc. por sermos o "visitante 1 milhão".



Mas, estes scammers que continuamente percorrem a internet em busca dos utilizadores mais desatentos, estão continuamente a arranjar novas formas mais credíveis de conseguir chegar às carteiras dos utilizadores; e uma das últimas técnicas consiste em adoptarem o formato dos leilões invertidos.

Os leilões invertidos podem parecer um bom negócio, permitindo que os utilizadores comprem equipamentos de centenas ou milhares de euros por pouco dinheiro (isto, assumindo que se trata de um site sério; pois o sistema é facilmente manipulável para garantir que quem ganhe seja sempre "a casa"). Mas se haverá os sites que fazem isso correctamente, também não faltam os que usam o sistema como isco apenas para tentar apanhar os dados dos cartões de crédito dos utilizadores.

Neste caso, o nosso leitor deu com uma publicidade a um site deste género na barra lateral do Facebook (o que lhe inspirou alguma confiança)... e depois do registo onde não foi pedido nenhum dado "suspeito" nem dados bancários, entrou num leilão e... GANHOU imediatamente!

E com este chamariz de ter ganho um smartphone por apenas 2,45€ mais 4,50€ de portes, lá foi revelado finalmente o verdadeiro propósito: a introdução dos seus dados bancários e do cartão de crédito. E só os mais atentos repararão que lá nas letrinhas pequenas vêm coisas como subscrições mensais que irão causar débitos mensais recorrentes, etc. etc.

Portanto... se passarem pelo mesmo, e independentemente de poderem ter mesmo a sorte de ganharem coisas na internet; no mínimo parem para pensar duas vezes e fazer algumas pesquisas no Google sobre o site em questão para verificarem se há queixas de outros utilizadores, e no caso de serem pedidos dados sobre cartões bancários - então repensem mesmo seriamente no que se poderão estar a meter. Há pessoas com sorte... mas em 99.9% dos casos em que a sorte parece ser boa demais, quase seguramente que a "sorte" que pensamos ter se irá tornar num azar garantido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)