2013/10/11
Disney cria touchscreen com feedback táctil
Embora os touchscreens sejam agora o interface mais popular, há situações onde a sua ausência de feedback táctil os torna limitados face a controlos físicos pelos quais podemos navegar pelo tacto sem ter que olhar para eles. Investigadores da Disney desenvolveram um método bastante interessante que dá toda uma nova dimensão táctil aos touchscreens.
Até agora, o máximo que se tem tido a nível de feedback táctil num touchscreen é a vibração do equipamento, que pouco ou nada serve para nos dar uma sensação real do que está no ecrã. Com este novo sistema desenvolvido pela Disney, o touchscreen torna-se numa superfície cuja resistência pode ser modificada, e que quando é ajustada em função daquilo que está no ecrã e do local onde estamos a tocar, consegue criar a sensação de relevos, declives, bordas, etc.
Igualmente interessante, este sistema consegue criar esta camada extra de informação táctil em tempo real, podendo ser aplicado a imagens 3D (o que abre perspectivas interessantes para os jogos), assim como a vídeos.
... Portanto, se pensavam que já nada havia para inventar nos smartphones e tablets, que tal a próxima geração deles vir com touchscreens com esta tecnologia de feedback táctil? Bem era preciso - mais do que muitos outros melhoramentos que têm sido feitos (como passar de quad-cores para octa-cores.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)