2013/10/17

Lucro das apps está nas compras in-app e não nas apps pagas


Se forem developers, ou estiverem a pensar tornarem-se nuns para concretizarem aquela "app revolucionária" que vos vai tornar ricos, será bom terem em conta que a melhor forma de ganhar dinheiro será com uma app... gratuita!

Se se poderia imaginar que as apps de baixo preço (menos de 1€) seriam suficientes para cativar o mercado - e foram-no, de certa forma - há ainda uma barreira considerável que separa as apps pagas das apps gratuitas. Para muitos utilizadores, mesmo a ideia de pagar cêntimos por uma app que não conhece é suficiente para o fazer parar por ali. Muitos developers disponibilizam versões pagas e gratuitas das suas apps, normalmente com publicidade ou funcionalidades limitadas, mas o que agora está a dar é optar por uma táctica diferente: disponibilizar uma app gratuita com conteúdos extra a pagar.




Se têm dúvidas, nada como olhar para o gráfico que nos mostra de onde vem o lucro das apps para iOS, e onde 71% da fatia tem origem nas apps gratuitas. Particularmente nos jogos, este método tem sido bastante eficaz (compreende-se... depois de se ficar "viciado" num jogo gratuito, é bem mais fácil convencerem-nos a pagar uns cêntimos/euros para desbloquear conteúdos adicionais, etc.) Do ano passado para este, a diferença é substancial, tendo passado para o dobro - sendo que já no ano passado a fatia correspondente aos lucros via compras in-app versus apps sem compras era bastante representativa desta tendência.

Fora da área dos jogos a tendência tem sido mais equilibrada, mas mesmo assim a fatia das lucros graças às compras in-app tem subido.


Como sempre, nada como compararmos estes dados com aquilo que vocês próprios pensam/fazem. Quais são os vossos hábitos quanto à compra de apps? Têm problemas em optar por apps pagas? Já fizeram alguma compra in-app?

5 comentários:

  1. Este inquérito não está bem formulado, e como tal, os resultados poderão não corresponder à verdade.
    Por exemplo, na 1º pergunta, para mim nenhuma resposta é verdadeira, pois eu já comprei uma app paga, mas não o faço ocasionalmente.

    No valor máximo que já paguei, foi menos de 1 euro (minha resposta) mas não significa que num futuro não possa dar mais.

    E na pergunta da plataforma, eu uso android, mas a única compra que fiz foi no IOS.

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  2. Estou na situação do RiefSilva...

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  3. Talvez seja o facto e so ter um Iphone à pouco mais de um ano mas acho que a plataformas moveis já estão no mesmo estado de que o PC, isto é não vejo necessidade nenhuma de comprar apps que não sejam jogos tudo que preciso existe de forma gratuita, obviamente tal como no PC algumas atividades profissionais requerem aplicações pagas mas de momento não é o meu caso.
    Quanto aos jogos embora os compre de forma regular para PC a oferta de jogos gratuitos no iphone é muito vasta em especial com o jogo grátis todas as semanas que ja acumulei tantos jogos no iphone que não tenho tempo necessário para os jogar.
    Em conclusão embora não me oponha a comprar algo na app store o facto é que nunca senti a necessidade do o fazer e nem tenho um cartão de credito associado a conta da Apple por isso para o fazer pela primeira vez tem de ser algo que seja mesmo muito apelativo.

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  4. Hoje em dia, mesmo no iOS, as apps "freemium" são a regra, vide Batman Arkham Origins, Angry Birds Go, Plants vs. Zombies ou Real Racing 3. Particularmente creio que esse tipo de estratégia é nociva ao utilizador, pois as compras in-app são menos vincadas e acabam por saírem quase "naturalmente".

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  5. Falo por mim mas eu normalmente desinstalo logo essas apps que diz que são "free" e que depois estão "limitadas" e cujo desbloqueio dessas limitações são compras in-app, e como developer nunca faria o meu "negócio" dessa maneira, isso cheira-me a fugir a taxas do google

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