2013/10/17

Patente de Steve Jobs considerada válida


Com saudades de notícias de patentes? Eu também não, mas isso não impede que elas aconteçam. Agora temos a pré-validação da "patente de Steve Jobs" referente à utilização de um interface gráfico com touchscreen que tinha sido alvo de queixa por uma entidade anónima. Algo que certamente virá preocupar o Google e a Samsung.

Para a Samsung o caso será ainda mais crítico, pois alguns dos seus equipamentos estão banidos de entrarem nos EUA, sendo esta patente "Steve Jobs" uma das que sustenta essa decisão. Para o Google e o Android, poderá dar-se o caso de todos terem que pagar direitos à Apple pela utilização da tecnologia descrita nesta patente referente a:
Método implementado num computador para ser usado em conjunto com um touchscreen e capaz de detectar um ou mais pontos de contacto com os dedos e determinar qual o tipo de comando a ser executado. As regras a serem implementadas e detectadas incluem: detecção de um ou mais toques que correspondem a um scroll vertical; detecção de um ou mais toque que correspondem a uma movimentação 2D; e outra regra que permitir passar da apresentação de um elemento num conjunto de elementos para o próximo elemento desse conjunto.

Por mim, já sabem o que penso deste tipo de coisas: acho que são tão básicas que qualquer developer implementaria coisas idênticas ao fazer um interface touch (e até fico surpreendido por ninguém o ter feito antes da Apple, embora não me surpreendesse que caso alguém o tiver feito também achasse a coisa tão básica que nem se daria ao trabalhar de a patentear!) Por muito mau que isto possa ser para os rivais da Apple nos EUA, resta-nos esperar que este tipo de patentes não seja aplicável no resto do mundo, e que por cá continue tudo "na mesma".

5 comentários:

  1. Ridículo! Só mesmo nos EUA.

    ResponderEliminar
  2. Os swipes em touch screens só começaram a fazer sentido com o aparecimento dos touchscreens capacitivos que detectam o dedo sem necessidade de fazer pressão no ecrã, claro que a partir daí surgem muitas utilizações óbvias que não são muito adequados aos touchscreens resistivos, pois nos resistivos, o facto de se ter que fazer uma certa pressão como dedo para ser detectado, trava o movimento do dedo para gestos no ecrã.
    Mas com base nestas palhaçadas, continuo a pensar, porque é que é tão difícil encontrar alguns modelos de telemóveis fora dos EUA quando o problema das patentes só existe nos EUA?
    Ponham o Nexus 5 à venda cá em PT que ninguém lhes vai dizer que a patente do touchscreen não permite que seja vendido... além que muitas vezes alteram para pior determinado modelo para não violar a patente XPTO (válida apenas nos EUA) e depois o resto do mundo leva com uma actualização de software que limita algumas funcionalidades.. o que é que temos que ver com guerras infantis noutros planetas?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Bem em jeito de piada se tivessem patenteado as sanitas as tantas ainda andávamos a fazer as necessidades de cócoras para dentro de um buraco... O sistema de patentes actual e ridículo. Devia ser repensado. Como é óbvio concordo que em alguns casos faça sentido, como por exemplo quando se investe milhões na investigação de um medicamento é óbvio que deva existir um sistema que proteja o investigador se não tornaria se economicamente inviável fazer investigação. Por outro lado patentear ideias ou conceitos que resultaram de custo zero ou próximo disso é algo absurdo.

    ResponderEliminar
  5. Por outro lado, tudo e simples depois de ter sido inventado... :o)

    ResponderEliminar