2013/10/20

Os Logins no Windows 8.1


Quem tiver feito a actualização para o novo Windows 8.1 poderá ter sido surpreendido com a aparente imposição de se ter que associar uma conta Microsoft - quando anteriormente poderiam usar apenas uma conta local independente dos serviços online. A verdade é que tal não é necessário, embora a Microsoft não o apresente de forma clara.

A certa altura após a actualização para o Windows 8 surge o pedido de associarem o vosso PC com a vossa conta Microsoft. Esperaria-se que existisse a opção de passar à frente este passo... mas tal não existe, pelo menos não de forma visível. Para que o possam fazer têm que introduzir dados errados, e só aí surgirá a opção de criar uma conta local.

Posso dizer que a táctica funciona, pois também eu fui iludido por esta aparente impossibilidade de avançar sem associar a uma conta MS, e como tal lá associei o PC à minha conta - mesmo se até ao momento nunca o tinha feito (nem tivesse grande vontade de o fazer). Embora nada desculpe a inexistência da opção de "passar à frente" colocada de forma visível, compreendo que a MS o tenha feito assim. Afinal, utilizadores do iOS e do Android têm obrigatoriamente que ter as respectivas contas associadas (actualização: não têm "obrigatoriamente", mas é altamente recomendado que tenham para tirar partido do sistema) e a evolução do Windows tem seguido nesse mesmo sentido.

Se mesmo assim se sentirem enganados e quiserem desassociar a vossa conta, poderão fazê-lo nas Definições do PC - Contas - A sua conta - Desligar.


Para mim, a opção por uma conta Microsoft veio acompanhada de outra coisa indesejável: a necessidade de introduzir a password ao arrancar. Mas felizmente também é possível desligar isso.


Para isso basta irem às contas de utilizador e retirarem o visto da opção "Os utilizadores têm de introduzir um nome de utilizador e palavra-passe". A forma mais simples de lá chegarem será executarem o comando "netplwiz" (através do search, run, ou linha de comando - a que poderão aceder usando a sempre versátil combinação de teclas Win+X no Windows 8).

[obrigado ao Mário Ferreira por estas dicas]

6 comentários:

  1. Também é possível saltar este passo pelo ecrã de "sign up for a microsoft account", onde existe um link de "skip".

    ResponderEliminar
  2. Não sabia... na instalação introduzi o meu login embora não quisse. Depois foi às definições mudar para uma conta local

    ResponderEliminar
  3. "utilizadores do iOS e do Android têm obrigatoriamente que ter as respectivas contas associadas"

    No caso do Android isso não acontece.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pela fica, muito sucesso ao blog!

    ResponderEliminar
  5. Um grande problema que vejo é que mesmo que opte por uma conta local, para usar a Windows Store ele te obriga a converter a conta local para conta Microsoft ao contrário do que era antes no Windows 8 onde se podia usar a conta local para o Windows e fazer só a conexão na loja com a outra conta Microsoft. Alguém consegue sair dessa situação e usar ainda como era antes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondendo: Verifiquei que na tela onde ele te obriga a converter a conta, na parte de baixo tem uma opção para você manter a conta local e informar toda vez a conta na Windows Store que no meu caso prefiro. A cada aplicativo que vai baixar ele pede usuário e senha, isso faz com que seja possível por um lado compras com várias contas diferentes mas por outro a ter que digitar toda vez.

      Eliminar