Quem tiver feito a actualização para o novo Windows 8.1 poderá ter sido surpreendido com a aparente imposição de se ter que associar uma conta Microsoft - quando anteriormente poderiam usar apenas uma conta local independente dos serviços online. A verdade é que tal não é necessário, embora a Microsoft não o apresente de forma clara.
A certa altura após a actualização para o Windows 8 surge o pedido de associarem o vosso PC com a vossa conta Microsoft. Esperaria-se que existisse a opção de passar à frente este passo... mas tal não existe, pelo menos não de forma visível. Para que o possam fazer têm que introduzir dados errados, e só aí surgirá a opção de criar uma conta local.
Posso dizer que a táctica funciona, pois também eu fui iludido por esta aparente impossibilidade de avançar sem associar a uma conta MS, e como tal lá associei o PC à minha conta - mesmo se até ao momento nunca o tinha feito (nem tivesse grande vontade de o fazer). Embora nada desculpe a inexistência da opção de "passar à frente" colocada de forma visível, compreendo que a MS o tenha feito assim. Afinal, utilizadores do iOS e do Android têm
Se mesmo assim se sentirem enganados e quiserem desassociar a vossa conta, poderão fazê-lo nas Definições do PC - Contas - A sua conta - Desligar.
Para mim, a opção por uma conta Microsoft veio acompanhada de outra coisa indesejável: a necessidade de introduzir a password ao arrancar. Mas felizmente também é possível desligar isso.
Para isso basta irem às contas de utilizador e retirarem o visto da opção "Os utilizadores têm de introduzir um nome de utilizador e palavra-passe". A forma mais simples de lá chegarem será executarem o comando "netplwiz" (através do search, run, ou linha de comando - a que poderão aceder usando a sempre versátil combinação de teclas Win+X no Windows 8).
[obrigado ao Mário Ferreira por estas dicas]
Também é possível saltar este passo pelo ecrã de "sign up for a microsoft account", onde existe um link de "skip".
ResponderEliminarNão sabia... na instalação introduzi o meu login embora não quisse. Depois foi às definições mudar para uma conta local
ResponderEliminar"utilizadores do iOS e do Android têm obrigatoriamente que ter as respectivas contas associadas"
ResponderEliminarNo caso do Android isso não acontece.
Muito obrigado pela fica, muito sucesso ao blog!
ResponderEliminarUm grande problema que vejo é que mesmo que opte por uma conta local, para usar a Windows Store ele te obriga a converter a conta local para conta Microsoft ao contrário do que era antes no Windows 8 onde se podia usar a conta local para o Windows e fazer só a conexão na loja com a outra conta Microsoft. Alguém consegue sair dessa situação e usar ainda como era antes?
ResponderEliminarRespondendo: Verifiquei que na tela onde ele te obriga a converter a conta, na parte de baixo tem uma opção para você manter a conta local e informar toda vez a conta na Windows Store que no meu caso prefiro. A cada aplicativo que vai baixar ele pede usuário e senha, isso faz com que seja possível por um lado compras com várias contas diferentes mas por outro a ter que digitar toda vez.
Eliminar