2013/10/20

ScreenX transforma salas de cinemas em ecrãs de 270º


Muitas pessoas adoram o cinema pela sensação de imersão dada pelos seus ecrãs de tamanho monumental, e cujo expoente máximo são as salas IMAX (as verdadeiras!) que preenchem por completo o nosso campo visual. Mas, na Coreia do Sul há um sistema que parece estar a conquistar adeptos e que pode facilmente ser adaptado a qualquer sala de cinema: o ScreenX, que utiliza as paredes laterais como telas para uma projecção a 270º.

Claro que para se tirar o melhor partido deste sistema, os filmes terão que ser filmados com câmaras especiais (ou melhor dizendo, três câmaras) embora me pareça possível fazer alguns truques de pós processamento para fazer com que mesmo filmes normais possam ser esticados para este formato ultra-panorâmico. Seja como for, a grande vantagem é que este sistema permite criar uma experiência visual que poderá ser equiparada ao IMAX sem que seja necessário efectuar um grande investimento: no fundo bastará adicionar dois projectores e tornar as paredes o mais "amigáveis" possíveis para serem usadas como tela de projecção.

Já é sintoma histórico que o cinema vá empurrando a tecnologia para a frente para nos mostrar coisas que não se têm disponível em casa: dos formatos quadrados passamos para os formatos panorâmicos; depois para som surround; depois as modas cíclicas do 3D; e agora para este formato ultra panorâmico - que poderá vir a fazer parte das "experiências" que não vão a lado nenhum. Mas pelo menos na Coreia, há 30 cinemas que vão adoptar este sistema já no próximo ano... pelo que, pelo sim pelo não, é melhor começarem a deixar espaço reservado em vossas casas para a possibilidade de terem que instalar três projectores e manterem as paredes livres! :)


[via Kotaku]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)