2013/11/30

Aviões de papel telecomandados no Kickstarter

Quem é que, numa qualquer altura da sua vida, não terá passado por uma fase "aeronáutica" onde o objectivo era criar o avião de papel que voasse mais longe, mais alto, ou que tivesse o design mais futurista alguma vez visto? Agora... até essa missão pode ser simplificada com o recurso à tecnologia.

Este PowerUp 3.0 é um pequeno sistema que contém um cérebro digital, motor e hélice, e que permite transformar um qualquer avião de papel num avião telecomandado com o vosso iPhone (ou iPad - infelizmente parece que ainda não existe app de controlo para Android). A ideia já remonta a 2009, e desde então que os criadores deste projecto têm vindo a refinar este sistema.

Por um lado, fico fascinado com o que é possível fazer-se hoje em dia com componentes electrónicos "que qualquer pessoa poderá comprar"; por outro lado, não posso deixar de pensar que isto é "batota" para todos aqueles que durante anos foram aperfeiçoando a arte (e técnica) de construir os melhores aviões de papel.

... Ai... tanto esboços e planos para aviões de papel fiz eu durante aquelas aulas "chatas"! De certa forma, podemos considerar a arte de dobrar papel como sendo uma precursora das impressoras 3D, não? :)

3 comentários:

  1. O projecto já ultrapassou os $150.000 que eram um dos "stretch goals" e assim passou a ter também uma app para Android ;-)
    Mas $60 para ter um destes brinquedos em Portugal, parece-me bastante puxado, isto sem contar com as surpresas da "lotaria alfandegária".

    ResponderEliminar
  2. Quem quiser já pode comprar no banggood por menos de 10 euros
    http://www.banggood.com/Electric-Paper-Plane-Conversion-Kit-With-24-National-Flag-Toy-Gift-p-908378.html

    ResponderEliminar