2013/11/29

Chrome vai permitir executar apps sem instalação


O Google devia estar a pensar em mim quando se lembrou disto. Quem me conhecer saberá o quanto sou paranóico quanto à instalação de apps. Imagino que seja um sintoma idêntico ao que os médicos têm quando têm que ser tratados por outros médicos, mas aqui aplicado à programação. É que, se há milhares de bons programadores por esse mundo fora... há também milhões de programas que são uma autêntica aberração, que não usam as coisas que devem usar, deixam lixo espalhado por todo o sistema, interferem com coisas que estavam a funcionar bem, etc. etc. O Google está consciente disso, e quer eliminar o passo da "instalação" de apps no Chrome.



O Google está a testar umas novas flags que irão permitir executar as apps do Chrome sem que seja necessário instalá-las, bastando clicar no seu link, e assim dispensando o utilizador do "peso" da decisão de instalar algo ou não. Para utilizadores como eu (e muitos outros, imagino) a possibilidade de correr uma app sem a instalar será uma boa forma de fazer com que se experimente e testem mais apps que de outro modo simplesmente descartaríamos dizendo "naaaa... não vale a pena".

No fundo, trata-se de um passo intermédio para o futuro onde essa distinção entre executar apps e instalá-las desaparecerá completamente. A partir do momento em que se tenha acesso aos programas/apps que se desejam, que diferença faz se a app está instalada localmente, ou está na web, ou está nesse momento numa situação "híbrida" de caching, para que esteja acessível sem que esteja realmente "instalada" quando se está momentaneamente offline? A resposta é: nenhuma; e penso que será nesse sentido que as coisas evoluirão.

Embora isto por agora esteja a aparecer no Chromium, será apenas uma questão de tempo até que se propague até ao Chrome e Chrome OS.

1 comentário:

  1. Ou seja, acaba por ser um bocado como no OS X onde colocas (caso se queira...) o binário na pasta das aplicações e está pronto?

    ResponderEliminar