2013/11/05
Chromium dificulta acesso às passwords guardadas
O Chrome foi criticado por disponibilizar um acesso facilitado às passwords que estão guardadas, tendo o Google respondido que caso alguém tenha acesso desse nível ao computador, poderia sempre chegar até elas de uma forma ou de outra - e que o ideal seria manter o sistema em segurança com password de sistema, dados encriptados, etc. Mas, parece que o Google deu o braço a torcer e reconheceu que não fará mal dificultar um pouco a vida a alguém que tenha acesso ao sistema e queira espreitar as passwords de um amigo.
No Chromium para Mac, a equipa de desenvolvimento adicionou uma flag experimental que, quando activada, obriga a que utilizador tenha que introduzir a sua password de login no OS X antes de poder ver as passwords guardadas. (Para evitar frustrações, só voltará a ser pedida a password passado um minuto, dando tempo para que vejam tudo aquilo que quiserem ver.)
Mesmo sabendo-se que alguém com acesso à máquina tem mil e uma maneiras de "crackar o sistema" e roubar todo o tipo de informação nele contidas, penso que isso não invalida que se usem métodos de dissuasão que desencorajem aqueles que só o fariam se a coisa estivesse a uns cliques de distância. Assim, um utilizador poderá emprestar o seu computador por instantes a um colega/conhecido sem recear que ele consiga ver todas as suas passwords.
Só falta que esta nova funcionalidade chegue ao Chrome oficial em todas as plataformas, e que venha activada de origem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)