2013/11/22

Disco da Xbox One é substituível... mas não oficialmente


Ao contrário do que acontece com a PS4 onde facilmente se pode trocar o disco (e o processo é explicado até pela própria Sony) na Xbox One da Microsoft o disco não se pode trocar... a não ser que estejam dispostos a aventurar-se na abertura da consola e perda da garantia.

O pessoal do iFixIt já abriu a Xbox One, e mostra-nos que não é nada complicado chegar ao disco, sendo apenas necessário desaparafusar o módulo WiFi e uma tampa de protecção. O disco é um normalíssimo disco SATA de 2.5" (o de origem é de 500GB), e o desempenho da consola certamente beneficiaria do mesmo tipo de upgrade que se recomenda para a PS4, utilizando um disco híbrido de 1TB.

No entanto, embora seja uma operação que se pode fazer, falta ainda saber como é que o sistema reagirá à instalação de um novo disco "em branco". Na PS4 a Sony disponibiliza um ficheiro para reinstalação do sistema que podemos colocar numa Pen USB e instalar a partir de um "modo de segurança" no arranque. Para a Xbox One ainda não sabemos como é que a coisa se processa - embora imagine que, no pior caso, se conseguiria "enganar" o sistema fazendo uma clonagem do disco para um de maior tamanho, mantendo os ficheiros de sistema e demais conteúdos.

Mas ainda assim, nada impediria a MS de detectar que o sistema tinha sido modificado (maior capacidade do que se deveria ter) e banir o jogador. Pelo que... é melhor aguardar por uma posição oficial da MS quanto a estas alterações antes sequer de pensarem no caso.

5 comentários:

  1. Mais um factor a favor da PS4.

    Há prós e contras nas duas plataformas...mas parece-me que a PS4 fica bem à frente da Xbox One, sendo certo, que o alinhamento dos jogos no lançamento é um pouco melhor na Xbox One...mas não é dramaticamente melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o pessoal está a dar demasiada importância aos factores técnicos e a esquecer-se do que realmente importa.

      1. A grande maioria dos jogos vão estar disponíveis em ambas, e ser excelentes em ambas (quer numa esteja a 1080p e noutra a 900p - que na verdade ninguém conseguirá distinguir na prática)
      2. Ambas terão exclusivos de "luxo" - sendo uma questão de preferência pessoal decidir quais se preferem
      3. O "ecossistema" - para mim pesará mais saber que tenho 20 amigos com quem posso jogar numa plataforma ou noutra, do que qualquer aspecto "técnico".
      4. Na dúvida... comprar as duas! :)

      Eliminar
    2. Sou da mesma opinião.
      Pessoalmente prefiro o comando da Xbox por uma questão da ergonomia, e quem me tira o Gears of War e o Forza tira-me quase tudo, mas de resto, tanto uma como outra têm exclusivos que por si só vendem consolas.

      Como não sou grande fã do multiplayer, acabo por comprar a consola que mais me agrada e que tenha um preço mais simpático. Neste caso a Xbox há uns 4 anos foi a melhor opção.

      Tenho apenas pena de não poder ter também uma PS3 para jogar os Uncharted e outros exclusivos. Mas isso felizmente não foi algo que ter uma PS3 emprestada por uns dias não resolvesse.

      Outra coisa que me fez também optar pela Xbox foi o facto do mercado de usados no Reino Unido ser muito vasto (cheguei a comprar o GRAW por 2 libras, o Resident Evil 5 por 5, etc).

      Eliminar
  2. Cada um tem os seus Fas, e a nível técnico sao virtualmente iguais, com diferencas mínimas e, obviamente, os produtores de jogos nao irao fazer jogos diferentes para cada uma (como ja acontece com a anterior geracao). Mas sem dúvida que a MS anda a "chatear" já um pouco com tantas coisas (algumas ja ultrapassadas mas devido à competicao, mas pela MS...ficariam): necessidade constante de internet, HDD nao actualizavel em casa, etc etc. Eu nao irei comprar nenhuma de momento visto que o pouco que jogo faco-o no iPad e PC, mas que a MS ja comeca a tocar nos calos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A M$ já veio referir que não necessitas de ter a consola sempre ligada a Internet.

      Quanto ao HDD, isso não me chateia nada e acho que estamos a dar demasiada importância a algo que se formos ver, se calhar não é assim tão limitativo quanto isso.

      Eliminar