2013/11/09

Fraude no Kickstarter... pelo lado dos apoiantes


À primeira menção de fraude e Kickstarter numa mesma frase, muitas pessoas começarão imediatamente a acender as tochas e a dirigirem-se à página do projecto para massacrar os seus criadores por causa de um qualquer projecto fraudulento que não foi concluído e ficou com o dinheiro dos seus apoiantes. Mas desta vez o caso é precisamente o oposto: tal como os apoiantes confiam o seu dinheiro ao projecto com a esperança que corra bem (e nem sempre sendo o caso); também os criadores dos projectos têm que confiar nos seus apoiantes... e por vezes também isso corre mal.


Ao que parece, havia uma pessoa que andou a apoiar centenas de projectos, já com a intenção de posteriormente pedir a devolução do dinheiro via cartão de crédito. Este método serve como segurança para os utilizadores, no caso de compras em que os produtos não sejam o anunciado (ou sejam vendas fraudulentas), podendo o dinheiro ser "exigido" durante cerca de 30 ou 60 dias após o pagamento.

Este utilizador apoiava os projectos com valores elevados, esperava que os produtos fossem enviados, e depois pedia o cancelamento e devolução do dinheiro, deixando os criadores dos projectos sem o dinheiro... e sem os produtos que já lhe tinham sido enviados.

Nem será necessário dizer o quanto este tipo de táctica é revoltante - mas confesso que até fico surpreendido que ele tenha conseguido recorrer a esta técnica. É que na maioria dos projectos que apoiei... praticamente todos eles tiveram meses e meses de atraso, que impossibilitariam a devolução do dinheiro! Mas, certamente que quem estiver com a intenção de abusar do sistema, saberá escolher precisamente o tipo de projecto que esteja pronto a enviar os produtos, e esperar até ao último momento para maximizar as suas hipóteses de receber as encomendas a tempo de poder pedir o reembolso.

O Kickstarter diz estar a investigar a situação com a Amazon - que serve como gestora dos pagamentos feitos no Kickstarter - e que já suspendeu a conta e todos os apoios a projectos feitos por este indivíduo, para além de o banir permanentemente do site. Serve para nos relembrar que, embora se possa querer acreditar que as pessoas são implicitamente sérias (ainda mais quando se disponibilizam para apoiar um projecto de crowdfunding) está-se sempre sujeito a que surja alguém disposto a abusar do sistema e a estragar tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)