2013/11/21

Google explica "lentidão" dos updates Android e porque não se devem força-los


Qualquer utilizador Android conhecerá bem este sentimento: o Google anuncia o lançamento de uma nova actualização para o Android (ou as suas apps)... só que os dias vão passando, alguns utilizadores vão dizendo que já receberam, mas o nosso Android continua sem dar sinal de qualquer actualização, por mais insistentemente que se carregue na opção para "ver se há actualizações". Afinal, porque é que isto acontece - e igualmente importante: será recomendável recorrer a formas não oficiais de acelerar o processo de actualização?



É o que um engenheiro do Google decidiu explicar.

As actualizações faseadas


A disponibilização das actualizações é feita de forma faseada, começando para apenas 1% dos equipamentos nas primeiras 24-48h, analisando as percentagens de casos bem sucedidos e de eventuais erros, e só se estudo estiver como é suposto é que o processo vai seguindo de forma gradual: para os 25%, 50% e 100%. Este processo pode assim demorar entre uma e duas semanas (tempo durante o qual milhões de utilizadores vão desesperando... mas agora já sabem porquê - sendo que poderão olhar para o caso por uma perspectiva diferente, de não serem uma das "cobaias" iniciais que se sujeita a que algo corra mal.)


Verificar insistentemente se já temos update disponível


Ficamos também a saber que se o nosso smartphone/tablet não for seleccionado para cada uma destas fases, não adiante insistirem continuamente na verificação do update para ver se fica disponível. Se não estiver seleccionado, só poderá ser aprovado para actualização na fase seguinte do processo, e assim sucessivamente. A cada verificação manual só estarão a comprovar de que efectivamente não estão na lista (e esse estado não vai alterar-se milagrosamente - pelo que... resta-nos ter paciência).

Também não se dá o caso dos "mais rápidos" terem acesso prioritário às actualizações: quando os mesmos são disponibilizados a cada fase, todos os utilizadores têm acesso imediato aos mesmos.


Actualizar manualmente


E então... que tal recorrer a uma actualização manual para acelerar o processo? É possível, como vemos explicado em muitos sites... mas há também alguns efeitos secundários que poderão querer ter em conta nos casos em que tal implica uma limpeza total do equipamento.

Quando fazem uma limpeza total, isso vai invalidar códigos de identificação que o Google tinha atribuído ao vosso equipamento e que é usado para coisas como as notificações push (e consequentemente, invalidar também todas as apps que estejam a utilizá-las, caso façam uma recuperação de um backup.) Os efeitos podem variar entre apps que simplesmente deixam de ter notificações push a funcionar, outras em que terão que fazer um logout/login, outras ainda em que terão que fazer um "clear cache", e ainda outros casos mais complicados de apps que usam estes IDs para identificar os utilizadores, e que assim obrigarão a novo registo ou reautenticação.

No entanto, há formas de fazer a actualização sem causar este efeito, usando o "adb sideload". Mas para a maioria dos utilizadores comuns, a opção mais fácil é simplesmente... esperar que surja a notificação de que uma nova actualização está disponível, e pronto!

9 comentários:

  1. Boas,

    Falta falar do caso, como o meu, que comprei à ano e meio o nexus, e que ficou em android 4.2. Isto porque o mesmo não actualiza directamente da google, mas sim da samsung. Pelo que importa esclarecer que mesmo os nexus nem sempre recebem actualizações prioritárias e atempadas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse foi um infeliz caso que esperemos ser a excepção à regra!

      Eliminar
  2. Por isso comprei o Nexus 4 e deixei o Galaxy Nexus... Por essa razão não devo voltar a ter Samsung... Caros e sem actualizações condizentes com o preço

    ResponderEliminar
  3. Acabei de receber o update 4.4 no meu nexus 4, tinha acabado de receber o 4.3 logo a seguir a o comprar ha 3 meses... Lentidão nos updates?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol sim lentidão, esperei muito e finalmente também acabei de atualizar meu N7 para o 4.4

      Eliminar
  4. Por aqui ainda se espera o update no N4!

    ResponderEliminar
  5. Comprei o Optimus Boston com 1.6 e a optimus forneceu o update para 2.1. Mas nunca recebi nenhuma notificação a dizer que existia um update, por isso ainda estou preso no 2.1.

    ResponderEliminar
  6. Nota para quem tem o n4 como eu com kitkat, a google achou por bem deixar o gel exclusivo no n5. Há solução. O blog android police tem o apk com o laucher gel que vem no n5.

    ResponderEliminar
  7. Donos do N4 com problemas de aquecimento enquanto se da um uso médio-intenso!?

    ResponderEliminar