2013/11/21

Google unifica Currents e Magazines com o Google Play Newsstand/Quiosque


Se pensavam que o Google Currents tinha os dias contados depois da morte do Google Reader... tinham razão. Mas felizmente desta vez não se trata de um desaparecimento mas sim de uma integração de dois serviços que o Google acha fazerem mais sentidos juntos: as revistas e os feeds. O Google Currents e o Magazines foram integrados numa única app: o Google Play Newsstand (ou Quiosque, em Português.)

Esta app torna-se assim no ponto central para todo o tipo de leituras, que seja de revistas digitais com assinatura ou os feeds/publicações de sites (incluindo a revista digital do Aberto até de Madrugada, pois claro).

O Google deverá achar que "arrastar" os utilizadores do currents, habituados a conteúdos gratuitos, para mais perto das revistas a pagar poderá fazer com que alguns decidam pagar uns euros por isso (talvez... mas eu não contaria com isso - quando muito vai mostrar que há muitos sites a disponibilizar gratuitamente informação mais actualizada e completa do que grande parte das "revistas"). Mas, por outro lado, esta nova app poderá agradar aos leitores por também disponibilizar as últimas notícias actualizadas de diversas áreas, mesmo que os utilizadores não tenham seleccionado nada para ler - um pouco ao estilo do que o Flipboard e outras apps de notícias fazem (e que serão o alvo principal destas actualização).

Para os utilizadores regulares do Currents, isto poderá fazer com que sintam menos necessidade de dar um salto a outras apps para se manterem informados.

A questão será saber... haverá utilizadores regulares do Currents? Eu pessoalmente continuo a preferir o Flipboard ao Currents, e sempre que tenho vontade de espreitar notícias é a essa app que recorro (e ao Niiiws quando quero ver notícias nacionais). O Currents sempre achei "engraçado" - ao ponto de ter criado a edição digital do Aberto até de Madrugada, incluindo as várias secções dos blogs da família, passatempos, etc. - mas sinceramente nunca me atraiu realmente.

Para os utilizadores iOS, estas integração chegará apenas em 2014.

3 comentários:

  1. Para mim nem Flipboard nem Currents. Tive que trocar o Google Reader pelo Feedly e estou satisfeito. Contrariamente ao que se passa com o Currents, funciona directamente no browser, sem apps nem instalacoes. Com o exodo do Google Reader eles tiveram que aceder e criar um UI baseado na simples lista dos artigos, com mais texto e menos fotos.
    Se a tendencia para criar apps para ler artigos fora do browser como se fossem revistas continuar, cheira-me que parto para a Reader app que vem com o Windows 8.1. Tambem e uma app vistosa e ao menos ja esta paga.

    ResponderEliminar
  2. Prefiro usar um Reader ao estilo do antigo Google Reader como o InoReader.

    ResponderEliminar
  3. Eu uso o Feedly. Cinco estrelas

    ResponderEliminar