2013/11/15

KeyPic promete CAPTCHAs sem incómodos


Fartos de serem colocados perante testes de confirmação de que são pessoas reais, e onde são obrigados a decifrar palavras cada vez mais obtusas que começam a ser uma dor de cabeça descodificar? Os CAPTCHA são um dos métodos mais frequentes para evitar que sistemas automatizados façam registos/comentários abusivos... à custa do "sofrimentos" dos utilizadores normais. Mas não tem que ser assim.

KeyPic propõe uma alternativa que não obriga o utilizador a desempenhar tarefas como um animal amestrado e recorre a outras técnicas para determinar se se trata de uma pessoa real ou de um sistema automático.

Uma delas é a colocação de uma imagem no formulário, que desde logo identifica os sistemas automatizados que vão buscar os campos do formulário ignorando as imagens; mas para além disso existem muitos outros parâmetros que são analisados, como o tempo que os utilizadores demoram a preencher, a frequência com que dão múltiplas respostas, etc. etc. Técnicas que vão um pouco de encontro às modificações que o Google tem implementado no seu reCAPTCHA para facilitar a vida às pessoas reais (e que passam até pela análise do movimento do rato sobre o formulário).

Como sempre, haverá sempre a possibilidade de um atacante criar um sistema que tente simular um comportamento humano, movimentando o rato, escrevendo lentamente, etc. Mas isso iria derrotar o propósito inicial que é o de criar contas ou enviar comentários em quantidade industrial de forma muito mais rápida do que seria possível fazer humanamente.

... O que nos interessa é que os sistemas que sejam criados para combater esses abusos não se tornem incomodativos para os utilizadores regulares.

1 comentário:

  1. não percebi como se instala ?? no chrome é possível usar um plugin ??

    ResponderEliminar