2013/11/03

Raspberry Pi com nova RAM pode causar problemas de boot


Se têm projectos que dão uso ao pequeno e versátil Raspberry Pi e que sempre funcionaram bem, mas que se recusam a arrancar nos lotes mais recentes, será conveniente terem em atenção o tipo de memória que ele tem instalada.



Os Raspberry Pi utilizavam um chip de memória RAM da Samsung (512MB), mas nos lotes feitos no Reino Unido esse chip foi substituído por um chip da Micron de igual capacidade. Para a maioria dos projectos esta alteração não deverá ter qualquer impacto, mas há alguns projectos (como o Open Energy Monitor) que não se têm dado bem com esta alteração e que se recusarão sequer a arrancar, deixando apenas o LED vermelho do PWR ligado.


Não é caso para alarme, pois tudo o que é necessário é uma actualização do firmware para que tudo volte a funcionar correctamente - e por esta altura a maioria dos projectos já estará a dar uso à versão mais recente. Mas, se se depararem com o estranho caso de um cartão que arranca sem problema num Pi mais antigo mas se recusa a arrancar num novo... já ficam a saber qual poderá ser a causa.

1 comentário: