2013/11/05

Resolver problema de redireccionamento recursivo no Feedburner


Os que seguem o Aberto até de Madrugada via RSS feed já devem ter reparado que nos últimos dias tem havido alguns problemas. Embora já começasse a suspeitar que fosse mais alguma alteração do Google para "desincentivar" o uso de feeds, na verdade é algo fácil de corrigir e venho explicar como, para que outros utilizadores do Blogger possam fazer o mesmo.

Não há nada mais chato do que descobrir que algo que sempre funcionou bem durante anos, de repente deixa de funcionar sem explicação - e foi precisamente isso que aconteceu com os RSS feeds dos blogs no blogger que estavam a ser redireccionados para o Feedburner. Sendo ambos serviços do Google, seria de esperar que funcionassem bem (como sempre fizeram), mas o Google deve andar em mudanças - imagino eu que a preparar-se para abandonar o Feedburner, tal com fez com o Google Reader - e isso fez com que os feeds deixassem de funcionar.

Sem feeds RSS não só os subscritores do site deixam de receber notícias, como também encrava o envio das notícias para o Twitter, Facebook, e Google+. Portanto... já se vê que é algo bastante incómodo!


Embora os feeds tenham voltado a funcionar momentaneamente, continuavam bastante inconstante, pelo que resolvi tentar encontrar o motivo do problema. Para isso basta irem ao Feedburner e na página inicial terão um link para ver os problemas que o serviço encontra com os vossos feeds.


No meu caso, o problema intermitente era um tal de "Recursive feed redirection error":
Error getting URL: 400 - Recursive feed redirection error: Are requests for your 'Original Feed' address — the feed that FeedBurner is checking for updates — being redirected to your FeedBurner feed? Make sure your Original Feed is provided from a web address that isn't redirected to FeedBurner.

Não percebo lá muito bem porque é que isto começou a acontecer agora (depois de anos a funcionar bem), mas é devido ao sistema de redireccionamento de feeds do Blogger, que permite que o endereço normal dos feeds nativos seja redireccionado para um serviço externo como o do Feedburner. Ou seja, o feed original está num endereço do estilo:
  • http://abertoatedemadrugada.com/feeds/posts/default

Que é usado como origem para o feed do Feedburner; mas que posteriormente serve também como endereço de acesso ao feed "final" gerado pelo próprio Feedburner. E isto aparentemente está a baralhar o Feedburner.

Portanto, há que tratar de fazer com que o Feedburner não se confunda e vá buscar o feed original do blog, e isso pode ser feito adicionando alguns parâmetros ao url do feed RSS.
  • http://abertoatedemadrugada.com/feeds/posts/default?redirect=false&max-results=10

O parâmetro essencial é o "?redirect=false", que deverão adicionar ao endereço do feed original no Feedburner, sendo que o parâmetro extra limita o número máximo de resultados a 10 (que também ajudará no caso do problema estar a ser causado pelo tamanho excessivo do feed - já que o Feedburner tem um limite máximo de 512KB por feed.)

Feito isto, tudo deverá ficar a funcionar como dantes.

1 comentário:

  1. Pelo menos já estamos a receber nos nossos feeds outra vez. Thanks

    ResponderEliminar