2013/11/04

Toshiba lança impressora que apaga papel


Quantas vezes não se imprime algo em papel cuja utilização se vai resumir a meros minutos (ou até segundos) antes de ser descartado para o lixo? Não seria bom poder reutilizar o papel? Com a nova impressora e-Studio306LP da Toshiba apetrechada com um acessório especial, é possível apagar papel impresso e reutilizá-lo por múltiplas vezes.

As impressoras laser imprimem depositando toner num tambor que depois é transferido para o papel de forma permanente usando calor. A Toshiba desenvolveu um novo toner que é transferido com temperaturas mais baixas, e que pode ser eliminado por uma dose adicional de calor.

Graças a este sistema, a impressora pode apagar e reimprimir em papel normal reduzindo o desperdício de papel. O toner utilizado tem cor azul (para se distinguir de uma folha impressa com toner convencional), e o acessório de apagamento tem um scanner integrado que lhe permite detectar quando o papel já não pode ser convenientemente apagado - a Toshiba indica que em média se poderá reimprimir a mesma folha cerca de cinco vezes, dependendo da quantidade de texto/gráficos impressos - para além de registar igualmente as anotações que tiverem sido feitas manualmente sobre o papel (de preferências com as canetas recomendadas que usam tinta que pode ser eliminada pelo sistema) como qualquer outro scanner.




Embora habitualmente a maior parte do custo da impressão esteja no toner e não no papel, não deixa de ser uma medida bem interessante que reduz o desperdício de papel, e que servirá de atenuante para todos aqueles que preferem fazer leituras e correcções "em papel". Com esta impressora, poderão fazê-lo com uma redução de 80% de peso na consciência. :)

1 comentário: