2013/11/11

Usar um LED como sensor de Luminosidade


Há um aspecto que sempre achei bastante curioso em diversos circuitos eléctricos, que é o princípio da reversibilidade. Isto é, tal como funcionam num sentido... muitas vezes também funcionam no outro. Podem imaginar o fascínio que causa quando nos demonstram que um transformador de 220V para 12V pode ser usado ao contrário para transformar 12V em 220V, ou coisas mais "estranhas", como usar uma coluna de som como microfone.

E tal como esses casos, que imagino serem mais conhecidos do público em geral, há outro que fiquei a saber hoje: que se pode usar um LED como sensor de luminosidade.

Admito que já deveria ter suspeitado disso, pois os sensores de luminosidade são por norma "foto-diodos", e um LED nada mais é que um "diodo emissor de luz" - o que já mostra que são da mesma família. Usar um LED para este efeito não será certamente a forma mais eficiente de o fazer, pois um LED poderá reagir à luz, mas não o fará com a mesma eficiência nem sensibilidade que um componente concebido para esse efeito. Mas... para aquelas situações em que se têm que desenrascar com o que têm à mão... pode dar jeito saber isto. :)

Considerando que isto é feito com um LED ligado directamente aos pinos de um microcontrolador (como um Arduino) sem quaisquer componentes adicionais, imagino até que seja possível usar o mesmo LED quer para sinalização com luz, quer para detecção da luminosidade - se reprogramarem os pinos e comutarem entre o modo de emissão/recepção umas centenas de vezes por segundo (embora não saiba qual o tempo necessário para que o LED dê uma leitura válida da luminosidade, que será o valor que irá limitar a frequência de comutação entre os modos.)

1 comentário:

  1. Para um projeto com o rPi precisava de um LDR, em vez de ir comprar um à loja decidi comprar uma lãmpada de presença do IKEA - bad luck: funciona com um LED... nada que não suspeitasse mas ainda assim decidi arriscar. Agora tenho de procurar na CX de peças pela camara CCTV que tinha um LDR para sacá-lo. Isso ou ir à loja comprar um... :P

    Pensando bem, se calhar, até posso usar um LED - tenho de investigar...

    ResponderEliminar