2013/11/22

YotaPhones com duplo ecrã disponíveis em Dezembro

Se procuram um smartphone "diferente", poderão ter aquilo que procuram já neste Natal. Os literalmente multifacetados YotaPhones vão ter lançamento internacional já em Dezembro, levando a magia de um smartphone com dois ecrãs até aos consumidores.

Este YotaPhone já começava a parecer vaporware, pois era falado há tanto tempo mas não se via "nada" a chegar ao mercado (falamos dele há cerca de um ano). Mas finalmente a empresa confirmou que os YotaPhones ficarão disponíveis antes do Natal.

A principal particularidade destes YotaPhones é que de um lado têm um ecrã LCD convencional, mas do outro lado temos um ecrã e-Ink que pode apresentar informação praticamente sem qualquer consumo de energia (o que possibilitará leituras longas sem receio de ficar sem bateria numa questão de horas). Talvez seja por isso que a empresa tenha optado por uma bateria algo reduzida (de apenas 1800mAh). Quanto ao restante hardware, temos um ecrã LCD de 4.3" 720p, CPU dual-core a 1.7Ghz, 2GB de RAM, e câmaras de 13MP e 1MP (tech specs).

O preço também não é ainda conhecido embora alguns rumores tenham apontado para algo na ordem dos 500€ (que me parece um pouco exagerado... mas temos que ter em conta que não há nada parecido no mercado de momento). Penso que o principal factor de sucesso irá estar na forma como é tratado o ecrã e-Ink secundário: será que se limita a ser um clone do que é apresentado no ecrã principal? Será que permite ter conteúdos diferentes em cada um (e se tal, como é que essas alterações afectam o funcionamento normal do Android)?

O conceito parece-me interessante... mas penso que mais interessante seria a ideia de termos umas capas "e-Ink" que pudessem ser utilizadas com qualquer equipamento, usando bluetooth low-power por exemplo.

2 comentários: