2013/12/02

Amazon Prime Air usa drones aéreos para entregas em 30 minutos


Preparem-se para ver um aumento no número de avistamento de OVNIs nos próximos anos - ou talvez, da sua redução, já que deixarão de ser "objectos voadores não identificados" para passarem a ser melhor identificados. A Amazon está a trabalhar no desenvolvimento de drones aéreos autónomos capazes de reduzir o tempo de entrega para apenas 30 minutos após o momento da encomenda.

No entanto não esperem que este Amazon Prime Air entre em acção rapidamente pois os obstáculos são ainda muitos. Embora os planos sejam utilizar estes drones voadores para fazer entregas de encomendas com até 2.2Kg de peso (que constituem mais de 85% das encomendas na Amazon), facilmente nos lembramos de mil e uma situações onde este tipo de entregas seria extremamente complicado de fazer - e já nem falo da possibilidade de alguém se lembrar de dar como aberta a época de "tiro aos drones", para ver que tipo de prendas lhes cairiam do céu - ou, numa abordagem mais high-tech, fazer hacking aos sinais de controlo do drone para que entregasse a encomenda à sua porta em vez da do legítimo destinatário.

Por agora poderá não passar de uma manobra mediática para mostrar que a Amazon está na vanguarda da tecnologia de distribuição, mas há que louvar a vontade da Amazon em querer explorar estas vertentes mais futuristas, pois sem dúvida que será uma questão de tempo até que isto - que agora parece ficção científica - se venha a tornar tão comum como um carteiro a colocar correspondência na nossa caixa do correio.

(É preciso não esquecer que nos EUA as entregas funcionam de forma bem mais "relaxadas" que por cá: com as empresas a deixarem as embalagens à porta dos destinatários, mesmo que estes não estejam em casa...)

5 comentários:

  1. oh look, FREE quadcopters!!! :D

    ResponderEliminar
  2. O facto deles dizerem que isto e "daqui a 4 ou 5 anos" faz-me achar que isto e vaporware...
    Embora, por outro lado, tenha muito respeito por esta empresa. E das minhas empresas favoritas :o).

    Ja agora, em relacao ao que dizes sobre serem mais relaxadas no que toca a entregas, cheguei a contar-te como foi a entrega da minha Xbox 360 com o Kinect?

    Eu fiz pre-order do Kinect e, no dia do lancamento, os gajos deixam-me a consola a porta o dia todo hehehe...

    E nao penses que era 1 caixa de cartao disfarcada, era mesmo uma caixa com autocolantes a dizer "Xbox 360 + Kinect" rotfl...

    ResponderEliminar
  3. Viva

    O "relaxamento" tem mais a ver com as leis sobre, invasão de propriedade privada, roubo de bens de outro... e por aí fora.
    Não se esqueçam que na terra do tio Sam, há mais 60% de hipóteses de violarmos a lei, tendo ou não conhecimento dela, do que aqui deste lado...
    É a terra da(s) liberdade(s) dos outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antonio, desculpa la mas discordo dessa afirmacao?
      Estamos a falar de roubar bens de outra pessoa. Nenhuma pessoa de bem vai pegar numa encomenda deixada a porta de outra pessoa, pelo que nao tem a ver com lei, mas sim com civismo suficiente para viver em sociedade.

      Quanto a haver muitas leis, e um facto, mas nao sei se sera pior do que no nosso pais? Infelizmente, ha exagero de leis em TODO o lado. E assim que os politicos justificam a sua existencia :o)...

      Eliminar