2013/12/20

Câmaras: Película vs Digital


As câmaras digitais muito evoluíram nas últimas décadas, mas a película continua a ter uma legião de fãs que muitas vezes fazem questão de referir que não há sensor digital que lhe chegue. Será que é mesmo assim, ou será que o avanço tecnológico já nos permite desmistificar esse argumento?



Nada como colocar duas câmaras à prova. Neste caso uma Canon 7E a representar as câmaras de película de 35mm, e uma Canon 5D com sensor full frame a servir de referência no campo das digitais


Cada um terá que determinar por si quais as imagens que acha mais atraentes; havendo casos em que pessoalmente dou preferência a uma, e casos onde dou à outra (então a nível de reprodução de cores, há exemplos onde a digital deixa bastante a desejar!) Mas, não nos podemos também esquecer de todas as vantagens adicionais que as câmaras digitais possibilitam, como tirar milhares de fotos sem nos preocuparmos com rolos, revelações e digitalizações - assim como ver logo no momento o que é se "apanhou".

(Embora, confesso que o factor "mistério" para se saber como iriam sair as fotos quando se regressava de férias com um monte de rolos para revelar era sempre um momento alto em família - e algo que agora se tornou obsoleto. :)


1 comentário:

  1. Yep, tal como o artigo faz logo claro, praticamente qualquer pessoa consegue perceber porque é que ainda usamos filmes: a reprodução de cores do digital é atroz, e é preciso muito Photoshop ou experiência com uma câmara específica para corrigir isso. Em filme, a realidade é que 100 anos de experiência deram-nos uma palete de cores geralmente muito melhor. E isto para não falar da quantidade de rolos que existem, como Fuji Velvia\Astia que nunca vi nada igual às cores que o rolo reproduz. Em resolução, também se pode ver pela Net que o digital ainda mal chega aos calcanhares de uma foto em médio formato, e em grande formato, a película ultrapassa o digital por quilómetros.
    E isto é um reprodução digital, ou seja, scanneado. Na realidade, a película expandida através de impressão óptica ainda tem um "look" que ninguém consegue equivalente.

    ResponderEliminar