2013/12/12

DARPA quer encontrar vulnerabilidades em programas usando Jogos


Em The Last Starfighter, um dos meus filmes favoritos da década de 80, uma raça de extra-terrestres colocou uma máquina arcade no nosso planeta com um simulador espacial, com o objectivo de tentar encontrar um piloto que fosse capaz de superar a missão apresentada - décadas mais tarde, a DARPA quer fazer algo idêntico, para encontrar vulnerabilidades em programas.

Poderia parecer um remake, mas desta vez é mesmo verdade. A tarefa de encontrar possíveis vulnerabilidades em programas é uma tarefa exaustiva e aparentemente sem fim. Por isso, quantas mais pessoas puderem ajudar nessa tarefa melhor... mas o problema é que a maioria das pessoas não faz qualquer ideia do que é - e muito menos como encontrar - uma vulnerabilidade num programa. E é aí que entram os jogos... Nestes Verigames, os diversos blocos de código a analisar são convertidos em puzzles e níveis de jogos que os jogadores terão que superar, e ao fazê-lo estão a gerar relatórios que alertam para a possibilidade de existência de vulnerabilidades (ou da sua ausência).

Em tempos lembro-me de ter passado por um jogo cujos níveis eram gerados dinamicamente em função das pastas e ficheiros que se tivesse no computador, fazendo com que o jogo fosse diferente para todos os jogadores. Aqui, podemos dizer que se trata de algo semelhante, mas com aplicações bem mais práticas e benignas (espera-se! Pois se isto pode ser usado para o bem, imagino que alguém também possa criar um jogo cujo objectivo secreto é crackar uma qualquer encriptação para ter acesso a determinada informação.)

Enfim... com tudo isto, ainda nos arriscamos que qualquer dia, nem um simples jogo se possa jogar sem receio de que a nossa inteligência esteja a ser usada para outros fins que não o simples divertimento.


3 comentários:

  1. Obrigado Carlos! Aos anos que me lembro regularmente deste filme que vi hà muitos anos mas que não me lembrava do nome. Muito bom filme!

    ResponderEliminar
  2. Andava há muito para te perguntar, Carlos, se te lembravas deste filme! Também fiquei fascinado quando o vi em criança e lembrava-me dele frequentemente. Mas o título era um mistério. Até que há uns meses atrás vi uma referência algures. The Last Starfighter... anos 80... Fui ver ao IMDB e... Bingo!

    Já o arranjei, em Full HD, com faixa de comentários do realizador e tudo. Mas ainda não o revi.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar