2013/12/02

Impressora Inkjet gigante pode criar TVs OLEDs mais baratas


Já sabemos que os fabricantes não gostam de nos deixar satisfeitos com o que temos durante muito tempo, e numa altura em que já se pode comprar ecrãs LCD de 55" por menos de 1000€, e os ecrãs Ultra HD vão baixando de preço rapidamente... há quem esteja a trabalhar para fazer o mesmo com os ecrãs OLED de grandes dimensões.



O problema com os ecrãs OLED é que o seu processo de fabrico é bastante complexo e dispendioso - e considerando que bastará um pixel ou dois defeituosos no meio de milhões para "estragar" o ecrã, complica ainda mais a tarefa de produzir ecrãs de grandes dimensões com taxas de sucesso que permitam reduzir o seu preço final. Mas há uma empresa - a Kateeva - que diz ter resolvido o problema recorrendo a tecnologia idêntica à de uma impressora inkjet.

Com esta impressora gigante, é possível "imprimir" até seis ecrãs de 55" de uma só vez, e tal é feito dentro de uma câmara selada com um ambiente de azoto puro - bem mais fácil de manter que uma câmara de vácuo como acontece com os processos convencionais de fabrico.

Portanto... não se acomodem muito ao vosso novo televisor de LCD de 50 ou 60". Daqui por mais um ano ou dois deveremos começar a ver ecrãs OLED nessas dimensões e a preços bastante mais competitivos que os dos ecrãs OLED actuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)