2013/12/26

Snowden avisa que novas gerações não saberão o que é a Privacidade


Será talvez apropriado que Snowden tenha enviado uma mensagem de Natal para o Channel 4 britânico a falar das questões da privacidade - uma vez que se trata do país onde George Orwell já profetizava essa era no seu clássico 1984.

Claro que como Snowden agora refere (e nos deu a conhecer), o nível a que a invasão de privacidade chegou hoje em dia vai muito para além de que George Orwell ou qualquer outra pessoa poderia imagina há meio século atrás. Se na altura se imaginavam câmaras e microfone que nos espiavam em todos os locais; hoje em dia facilitamos imenso essa tarefa ao carregar esses equipamentos nos nossos bolsos, sob a forma dos nossos telemóveis e smartphones.

Para as novas geração que agora nascem e crescem, a noção de privacidade será bastante diferente daquela que hoje (ainda) temos. Mais concretamente, a privacidade será inexistente - com todo o tipo de equipamentos e "assistentes" virtuais que saberão todos os nossos hábitos e desejos... e que nunca poderemos ter certeza a 100% de que esses dados não serão partilhados com "sabe-se lá quem".

Embora eu prefira acreditar que a tecnologia existe para nos facilitar a vida, não posso deixar de ficar muito preocupado com todos aqueles que não serão capazes de resistir à tentação de a subverter e aproveitar em benefício dos seus próprios interesses - o actual caso das práticas da NSA que Snowden nos deu a conhecer é disso um exemplo perfeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)